K9 FALA DE FACAS E MMA

K9 FALA DE FACAS | Por: Dino Cross

 
Ao encerrar o ano de 2011, o rapper K9 surpreendeu a todos com o videoclipe da música FACAS, uma descrição exacta e sem tabus sobre o dia-a-dia de Maputo, e gerou polemica quando criticou a natureza do programa MMA – Mozambique Music Awards. Procuramos o artista que na primeira pessoa falou-nos de tudo e um pouco mais numa conversa via twiter. K9 começou por falar do grupo e terminou a “FACAR” o MMA. Acompanhe
 
@DinoCross  Sobre o vídeo FACAS:
@K9_MOZ Decifrando, Facas é uma expressão usada como forma de protestar um desagrado ou um facto problemático não resolvido… Cortar o mal pela raiz. Muitas musicas são embelezadas para intervenção social e quando embelezadas… Acabamos por tirar a seriedade da situação retratada como problema, daí FACAS expressão jovem mais recente… E assim menos embelezado para sentirem realmente a gravidade das situações expostas em forma musical. O meu vídeo FACAS, orgulhosamente acredito que veio dar ao Hip Hop Moz um grande fecho de 2011.
 
@DinoCross  – Sobre os factos que marcaram 2011:
@K9_MOZPrimeiro: O EMPENHO positivo do meu grupo Dabo Boys em viagens (conhecemo-nos melhor), vídeos e shows em galas de alto nível.
Segundo: O que trouxe-me um pouco de tristeza foi a prisão injusta do rapper LiL’ Banks, que felizmente já saiu.
Quanto ao universo hip hip penso que o espírito competitivo voltou, que são as compilações, vídeos criativos, produções, Dj’s depois do Dabo… O graphiti ainda sinto que existe, pois antes da quantidade tem-se muita qualidade.
 A oficina que me deixa triste é a Dance. Os B-BOYS, os BreakDancers está morrendo infelizmente…
 
@DinoCross Como foi 2011 para os Dabo boys?
@K9_MOZ 2011 lançamos: vídeo sem travões, mixtape do Bilimbão e alguns dos seus street vídeos, tais como Mc Roger, Nekinha, Chissa’s e Bashir Rapper; Eu Tenho Tropas e Nigga Pisga. Depois Lançou-se o street vídeo do Fkay – Amigos do Mesmo Sangue e em seguida a sua mixtape “T-Nizia”. Lançou-se ainda duas musicas da Rainha da Sucata: Rapstar e Guess What e fechou-se o ano com o single Verão Sangrento do K9 com seu vídeo Facas.
 
@DinoCross – Que desarmonias tens em relação ao Mozambique Music Awards (MMA)?
@K9_MOZ – Antes de tudo, saiba que eu apenas foi porta voz de muitos que não gostam do MMA, apenas não dão as caras para “proteger” seu espaço. Eu achei ideal o K9 como o tal que pudesse intervir.
Muitos nem imaginam o quanto há artistas famosos que acham aquilo uma FANTOCHADA.
NB: muitos acham aquilo uma fantochada. Não falei de mim, mas de muitos que detestam aquilo. Eu concordei, essencialmente nalguns pareceres sem sentido…
1 – Ali existem patrocínios bué fortes… EXACTAMENTE para quê? Para darem “ferros”!? Prémios sem dinheiro com patrocinadores fortes!?
2 – ok toleramos que hajam inscrições, mas não que sejam artistas a faze-lo, mas sim Editoras e Midias.
Editoras e Mídias devem inscrever artistas que conseguiram massa popular, mercado e espaço no tal ano.
Daí é que pode-se analisar a musicalidade, massa popular, numero de vendas de discos e de shows etc etc, dos tais artistas inscritos.
Devem haver “fiscais” atentos no mercado musical em todos os ramos.
3 – As musicas que devem concorrer são as do ano anterior. Ok, mas viu-se vídeos lançados no mês anterior.
Este exemplo vai directo a artista revelação no MMA 2010. Que foi a Jutty. Parece justo mas todos sabem que DJ DABO é que “EXPLODIU” em 2009.
MMA 2011 melhor rap foi para 3H parece justo mas todos nós sabemos que em 2010 o D-Lon é que “BATEU”. E que nem sequer o D-LON foi nomeado e nem sequer New9, nem Trio Fam, nem Slim Nigga. E ainda para piorar põem LUA dos Dabo Boys como rap para concorrer, enquanto dividimos LUA para R&B e SEM TRAVÕES para Hip Hop.
O artista popular que foi Gonzo. Todos sabem que são Neyma ou Mc Roger ou Ziqo ou Lizha James… por aí.
E é um pouco chocante alguém subir para levar um premio e dizer: “faltam mais 2, tou a espera d mais 2”, subir de novo e dizer: “ya agora falta só mais um”. E ainda subir de novo e receber o 3º. MUITA “BANDEIRA” dada.
 
Essas são algumas das opiniões que revelo perante o MMA. Não quero intrigas, mas a realidade, patriotismo e mentalidade sofisticada perante a musica Moz. Isto não é um hobby, é profissão. E não quero “ABULIR” MMA, mas sim exigir o que é ‘lógico’ na música. E espero que este ano o MMA passe de “Musica Moz Avariada” para “Musica Moz Avançada”. Para fechar manifesto o meu desagrado sobre alguns conteúdos que podemos encontrar no site e no Facebook do MMA, retratam muito a vida dos artistas estrangeiros. O que é absurdo. Vejam: http://t.co/GeAkVM4  no facebook adicione MMA MOZAMBIQUE MUSIC AWARDS.