Hip Hop Angola | Hip Hop Moçambique

Serviços: Design Gráfico | Motion Design | Jornalismo Cultural (Hip Hop) | Publicidade contacto: [email protected]

Duas Caras e Kloro

Duas Caras e Kloro coisas de tradição

Extraído do álbum Djundava, Duas Caras e Kloro brindam os fãs com o videoclipe do tema Coisas de Tradição.

Djundava é o primeiro álbum a solo do rapper moçambicano Duas Caras lançado em finais de 2020 e que se encontra disponível em Angola no aplicativo Kisom <———–clique para escutar).

Assim como Kara Boss, Kloro, outro grande rapper das terras de Samora Machel também está com álbum novo. Revolução Cultural lançado igualmente em finais do ano de 2020, é o segundo álbum deste pé da Trio Fam, contam 12 faixas e as participações de EllputoHot BlazeJustino Ubakka, Walter Nascimento ‘Teknik”, Regina dos Santos ”GrandMah” e outros. ESCUTE AQUI.

Quanto ao trabalho colaborativo de Duas Caras e Kloro, definitivamente estes pilares do rap moz trouxeram um produto ao nível da sua maturidade artistica.

Veja o video no bloco a seguir e deixe o seu comentário.

https://youtu.be/cY4DRa-DFKI

Kloro & Ell Puto +30 Dias de Barras (Antes do Álbum)

“Curona – Cura para os efeitos psicológicos do isolamento social” é como foi baptizada a performance da apresentação do E.P. +30 Dias de Barras de Kloro & Ell Puto no Live concerto de casa para casa #FrancoEmCasa, organizado e divulgado pelo Centro Cultural Franco Moçambicano a 29 de Maio último, pelas 18h30 (locais).

Apesar de sempre terem trabalhado juntos, nos últimos dois anos a ligação entre estes dois grandes artistas intensificou-se, processo que culminou com a gravação do segundo álbum de Kloro – “Revolução Cultural”, trabalho discográfico que viu o seu lançamento ser adiado pela situação actual da pandemia do Covid-19.

Para compensar o tempo de espera pelo “Revolução Cultural” Kloro vai lançar em Junho um EP intitulado “+30 Dias de Barras (Antes do Álbum)”, produzido pelo Ell Puto.

Veja como foi o show 👇🏿

https://www.facebook.com/CentroCulturalFrancoMocambicano/videos/251357982964796/?

KLORO 16×2

O rapper moçambicano Kloro lançou a música 16×2 + 30 dias de barras em tempo de isolamento social. A música teve a produção de Ell Puto e reflete um pouco o que se tem feito neste período em que ninguém pode sair de casa.

Duas Caras e Kloro de olhos atentos:

SPRITE DANCE 2008


Sprite Dance é um concurso que realiza-se anualmente em Moçambique, vários grupos de dança são chamados ao palco para disputarem o prestigiado título de melhor grupo de dança do ano, uma actividade que já leva anos de realização e que trouxe como novidade para o corrente ano o concurso de Freestyle.

Com um prémio equivalente a 3 mil dólares, o concurso freestyle sprite dance, incentiva os jovens a fazer parte do Casting que lhes dará direito a participar das grandes batalhas, que normalmente acontecem aos sábados aleatoriamente nos bairro de Maputo. 

Sábado, 26 de Julho, fomos convidados a fazer parte dos júris na edição realizada no bairro da Mafalala (Maputo), tarefa aparentemente fácil, nosso repórter tentando ser simpático tapando o sol com a peneira dizendo que gostou do desempenho dos participantes, logo foi repreendido por outros elementos dos júris, “você não pode dizer que gostou de algo quando não é verdade, assim vais dar mais azas a eles e não vão aprender nada, também foram duros conosco”. – comentou.- 

Corpo de jurados bastante competentes reunia Kloro e Duas Caras, rappers estes que aos familiarizados com o hip hop moçambicano, dispensam apresentações, Mas a verdade é que depois  dos participantes fazerem os seus respectivos freestyles, Duas Caras e Kloro possuídos de tamanha coragem reprovaram todos, não houve pontuação e ninguém foi apto para fase seguinte do concurso. Nesta conformidade o bairro da Mafalala terá de preparar se melhor para concorrer em concursos de género sobretudo a contar com júris bastante exigente.

Vale lembrar que é um exemplo a seguir quando se pretende formar bons rappers.

Rap Influências com Dino Cross

Rap Influências com Dino Cross (Podcast)

Rap influências com Dino Cross abre a segunda temporada do Podcast Mambos Hip Hop da Banda do site Bantumen, divulgado semanalmente nas principais plataformas digitais.

Seguindo uma ordem cronológica, a cada episódio um convidado contará histórias de cada uma das músicas que o influenciaram a identificar-se com o hip hop.

O podcast é dirigido por Dino Cross, porém, os convidados variam entre Rappers, Produtores, Bloggers, e figuras que tenham relação com a cultura hip hop.

Não é obrigatório que as músicas de referência do Rap Influências sejam dropadas em português, basta que sejam RAP, alias o nome da rubrica diz tudo.

Neste episódio, o podcast trás o anfitrião Dino Cross a fazer as honras da casa numa entrevista conduzida pela jornalista Maria Cassoma.

escute:

Clique Play para escutar

Dino Cross – compilação fases do Rap Moçambicano (Download)

Fases do Rap Moçambicano é a compilação que reúne músicas e freestyle que marcaram uma determinada época do hip hop nacional, a ideia é não deixar o tempo ofuscar aquela música que ja brilhou um dia. A selecção do Vol I agora apresentada, foi feita de forma equilibrada, gostaríamos ter conseguido incluir nesta primeira leva algumas músicas quase esquecida pelo tempo, mas alegra-nos dizer que vêm mais volumes por ai e que tarde ou cedo poderemos honrar este compromisso que agora assumimos. 

Participaram deste volume: Gpro (2caras, 100 Paus, 3h), Danny Og, Micro 2, Face Oculta, Dinastia Banthu (Escudo E Azagaia), Iveth, Dama Do Bling, Armadu – Magnezia, A-Small – Estaka Zero, Bala De Prata, Track Records (Kloro, Gina Pepa, A2, Beat Keepa), Suky, Chamil e Gustou, inclui alguns freestyles do tempo do txova, ao que chamamos atenção ao valor documental desta track.


Duas Caras

Duas Caras volta a gprO (Entrevista)

Eventualmente poderás estar a perguntar quem é este Duas Caras e que importância tem o seu regresso a gprO. Se estas perguntas te surgirem, então há a necessidade de saber um pouco mais da historia do hip hop moçambicano, que de uma forma resumida registra nos principais capítulos, o casamento de 100 Paus e 2Caras (gprO fam) a label gprO, então progenitora do primeiro disco de hip hop na história de Moçambique.
Como qualquer boa relação há os altos e os baixos momentos, amizades acabam, casais separam-se, e entre outras coisas os filhos sãem de casa, fruto disso, as experiências amargas da vida tornam-nos mais maduros, quando isso acontece, amigos e casais voltam a unir-se, e nas palavras de Duas Caras ficamos a saber que o bom filho sempre volta a casa, ele não foge a regra, e está de volta a casa ou seja está de volta a gprO, mas não foi a primeira vez que ele abandona e volta a casa, eis  o motivo da estrevista, procurar saber os porquês dos entras e sais.
Entrevista por Dino Cross (twitter @DinoCross), com participação especial de Lusohiphop (twitter @ Lusohiphop) e Cenas que Curto (Twitter: @Cenasquecurto)

Sobre a decisão de voltar ao grupo

Duas Caras: Foi uma decisão 1 pouco dura de tomar porque já estava a jobar no album… E entrar para esse projecto naturalmente que colocaria o *eternamente aguardado* tondjemcee. Mas vindo duma recente experiência de jobar sozinho no MaxiSingle *111* fez-me repensar sobre o mercado Moçambicano de musica.
@DINOCROSS: Qual foi a reacção do público ao seu regresso? 
2 CARAS: No fundo já sabiam, só foram confirmar. Não era muito difícil descobrir, mesmo assim ha quem pensasse que eram outros artistas, cheguei a ouvir  “dizem que é a Neyma”. fui anunciado, e a reacção foi bem fixe. Acho que foi de ya! “já não era sem tempo” mas senti que a maioria já sabia porque era o assunto de bastidores durante a semana toda.
DC: Como te sentiste ao saber que os fãs te queria devolta a gprO?

2C: Foi fixe, porque acho que estando ou não na Gpro a minha imagem será sempre associada ao grupo. Temos uma historia em comum, e o pessoal grama de ver o Duas Caras na Gpro, então isso torna tudo mais fácil… Portanto, é bom pra mim e Óptimo pra eles.
DC: Na verdade quando deu-se o teu regresso a gprO?
2C: 
Ja vinha negociando o regresso desde o inicio do ano, pouco antes da nossa viagem a Luanda. Mas comecei a jobar com o 3H em Maio…
DC: Como foi guardar esse segredo? Não eras visto no estúdio da gprO?
2C: Foi difícil porque muita gente passou pelo estudio e via me la a jobar com o 3H, e não era difícil adivinhar. Mas inventava sempre um filme!

DC:  E o que levou-vos a manter segredo, por este tempo?
2C:…queríamos encontrar a melhor forma de informar aos fãs sobre o meu regresso ao grupo, e o show gprO Forever foi a melhor forma que encontramos.. 
(Pergunta do) @CenasQueCurto: Falando sobre entra e sai, achas que os fãs devem estar preparados para mais uma saída, caso não se cumpra com os termos do acordo?

2C: O que posso dizer é que vivemos num mundo em constantes mudanças, e eu não sei o que vai acontecer amanhã..
(Pergunta do) @LUSOHIPHOP:Novo regresso a gprO, porque é que os seus fãs devem pensar que desta vez será diferente?
2C: Não sei se devem pensar que será diferente, porque como eu disse “não sabemos o dia de amanhã” temos um contrato para cumprir e música para dar aos fãs..o resto logo se vê…

@DINOCROSS: Sobre o álbum Tondjemcee, ele deverá sair pela gprO? O que esta em projecto neste momento? Um disco do grupo ou o discos individuais dos artistas afiliados a label?

2C: Por enquanto prefiro não falar do futuro. O contrato prevê o lançamento de 1 álbum “gprO” até janeiro ou fevereiro 2013. Depois disso logo se vê..
DC: Da experiencia de ter trabalhado sozinho no single “111”, falou sobre o mercado musical moçambicano, como o descreves?
2C:..o mercado musical em moz é bastante “instável” não há muitas oportunidades para os artistas, então acho que a gpro teve a sorte de conseguir uma parceria com uma grande empresa o que torna tudo 1 pouco mais fácil..


Reflexão

Depois de lançar o MaxiSingle tondjemcee, nao parei em Maputo, durante 3 meses, percorri quase todas as provincias de Moçambique, e no quarto mês já não tinha mais por onde ir. Isto fez me perceber que Moz é pequeno em termos de locais para se fazerem shows e manter o artista por muito tempo.
A falta de uma boa estrutura compromete todo o trabalho do artista, por mais talentoso que seja..
DC: Esse reflexão terá ajudado a voltar a casa?
2C: Entre outras, isto faz me repensar naquilo que é melhor para o meu futuro dentro da musica.
Reflexão 2
Não existe em Moçambique grupo com melhor estrutura que a Gpro, isso é facto. Qualquer bom talento que se associar a aquele nome é sucesso garantido! G2 é a prova disso.



DC: Sentiu falta dos teus amigos da gpro, após a sua saida?
2C: Não ha espaco pra Saudade nesse game, somos movidos pela vontade de vencer a qualquer custo, e os fâs sofrem com isso. Infelizmente

@DC – o que significa em outras palavras gprO Forever? um vínculo permanente dos artistas a label?

2C: Gpro Forever significa que esta é uma marca que veio para ficar, com ou sem Duas Caras ou 3H
DC: Desta vez não houve musica de volta a casa, terá sido o ideal a forma como anunciaram o teu regresso?
2C: Acho que os fãs apoiam todas as boas decisões do seu ídolo, e acredito que esta é uma delas..
DC: Sobre o Show gprO Foerever o que tens a dizer?
2C: Foi 1 bom show, organizado em cima do joelho, Geralmente actuamos com banda mas desta vez não foi possível o fazermos, gostaríamos de ter dado mais e melhor ao fãs, mas fizemos o que estava mais ao alcance..mas foi 1 bom show

.
DC: Como esta a ser a experiência de voltar a trabalhar com 3H o que que os fãs podem esperar deste trabalho em equipa?
2C: Ta a ser fixe voltar a jobar com o 3H, somos rappers maning diferentes 1 do outro! O 3 é um paulado e eu sou mais versatil.. tudo isso combinado da uma cena crazy..
DC: Sobre o proofles? mudança de produtor não vai comprometer a qualidade do vosso trabalho?

2C: Ya proofles é 1 dos melhores producers Moz, e ja tinha estado na gpro antes.. Fora isso temos estado a trabalhar com outros produtores como, Triggah, Dji Tafinha, Krazy beats etc..
DC: Qual é a diferença entre o 2Caras de antes e o d agora? Terá aprendido uma liçao de vida? Qual ê a experiencia que tem a partilhar?
2C: Sou dos rappers mais famosos no meu pais e ainda nao consigo vender 2 mil copias mesmo tendo 10mil fans no facebook.
A gpro deu me as condiçoes que eu precisava no momento 

A medida k vams crescendo vams fazendo uma leitura diferente sobre o que realmente importa na Vida, e todas as minhas escolhas afectam nao so a mim e aos fans mas tambem a minha família

. A maior parte dos artistas quer uma carreira a curto prazo, outros fazem no pela fama apenas e geralmente a carreira de artista esta em 2nd plano.. e no meio disso estamos os que estao nisto a serio. Dai que 98% Lança musicas e videos para media a espera de acertar no *jackpot* dando certo ou não o salo sempre cai no final do mês! Nós não, as nossas decisões tem que ser pensadas a medio/longo prazo.. se não acabamos frustrados como alguns que ja andam por ai..

Reacção de algumas pessoas ligadas a música em torno do Regresso de Duas Caras a gprO:
 
DJ Damost (DJ): O bom filho sempre volta a casa

Dama do Bling (rapper) – Achei o regresso do cara boss muito Boa e vai fortificar a team. Que façam voltar os bons momentos do hip hop. E que seja definitivo pra não mágoar os fãs que tanto gostam da família. 
 
Zav (cantora) Tinha ficado triste com a saída dele, agora sim gostei muito porque,  eu acho q a gprO é o Duas Caras ( o pilar principal sem intenção de tirar mérito aos outros integrantes)
 
Kloro (rapper): Não sei até que ponto isto afecta a carreira do Duas Caras e o sucesso da Gpro, mas o que eu acredito é que eles juntos ou separados sempre……deliciar-nos-ao com boa musica, porque no fim disso é o que realmente importa para os fãs que apreciam o produto”
 
André Manhiça (Radialista): Acho que foi a melhor noticia este ano para os fãs e mundo hip hop em geral. Porque o Duas Caras conhece como ninguem a casa e vai juntar outra vez o seu talento ao serviço da concepção de hip hop de qualidade Que a Gpro nos habituou.
 
Joe (Cotonete Records): Bom, por um Lado, era imprevisível um Duas, fora da Gpro por muito tempo. E a Gpro sem ele é um grupo muito inseguro. É sempre bom ter o ‘bom filho’ a casa sempre, qualquer pai fica felississimo. Mas, é preciso que esse filho ganhe alguma maturidade ao voltar para casa. Que esse regresso seja fruto de um acordo onde ambas partes saiem a ganhar, porque não seria bom que Duas sentisse que tem Gpro na Mao, e que pode sair e voltar quando quiser, afinal ha um investimento nele que não pode nem deve ser jogado para o alto ao bell prazer.

2 Caras (Musica) – DOWNLOAD

 

Noticias

JEFF BROWN reeditou ONDAKA
Jeff Brown reeditou o seu álbum ONDAKA e levou-o a praça da Independência, ao Bellas shopping e a província do Bie, a reedição trouxe cinco novas músicas para além das treze anteriores, um álbum totalmente diferente daquele Jeff que conhecemos como membro dos SSP, não é um álbum de rap, mas no entanto temos um disco de um genuíno artista que merece sim todo o nosso respeito, alias todos concordam que o kota Culanda, não tem nada a provar a ninguém dentro do rap.
A música “a minha Policia” é a promocional e a única música que podemos oferecer para download. quer mais? só comprando o álbum, mais temos aqui um cheirinho, façam todos download para “ondakarem” um pouco
Jeff Brown – A minha Policia – Download



D&D (Dygo e Dinomite) juntos outra vez

A amizade entre Dygo Boy e Dinomite vem antes do tempo da Magnezia e dos 360 graus, é de mil novecentos e tal, moraram na mesma zona e começaram a repar juntos, o tempo traçou caminhos diferentes para ambos, só que o destino desta caminhada os uniu novamente em 2012, o reencontro musical destes manos, vai resultar em um álbum de rap previsto para o final do ano, e como estes manos não são de deitar conversa fora, 5 músicas já foram gravadas e serão brevemente apresentadas em single, conforme certifica as imagens do photoshoot acima, quanto ao videoclipe, dia 21 acontece a filmagem de um deles. Preve-se muitos show para este ano, e ambos foram unanimes em dizer que estão disponíveis para o compromisso de manter vivo as raizes do hip hop.
KALIBRADOS NOVO DISCO
KALIBRADOS escreve-se com letras maiúsculas como sinal de respeito ao grupo que entrou no mercado estremecendo a terra ao ponto de sair orbita, sempre no activo, recentemente o grupo esteve na África do Sul onde segundo Vui Vui a ideia era gravar-se 30 temas e escolher 15 para entrar no disco que preve-se para o segundo semestre de 2012, através das redes sociais, o rapper KLORO (@mightykloro) que encontrava-se em Pretoria, deixou escapar que foi convidado a ouvir e opinar sobre o album, ao que descreveu-nos como “muito nice! o single é um banger! Laton is back com beats fortes! tem participações de peso da música angolana, Great Álbum!” outra novidade é os Kalibradinhos, personagens de banda desenhada inspirado nos Kalibrados, quanto a isso existe um segredo de sete mil chaves, que ao seu tempo será desvendado, mas o que está a vista de todo mundo, são os Kalibradinhos nas t-shirts.

DJ BEAT KEEPA
não só do HIP HOP vive o homem

Beat Keepa a uma data altura era de opinião que artistas que sairam do rap para fazer pandza, deveriam deixar de chamar-se rappers, no processo do inicio da luta “armada” para a extradição do pandza, Beat Keepa foi o primeiro a disparar, pelo que representava na altura no movimento hip hop moçambicano, muitos seguiram o seu ponto de vista e o resultado disso foi o enfraquecimento do pandza. Recentemente fomos surpreendidos com duas músicas lançada pelo mesmo, BeatKeepa ou melhor Dj Beat Keepa levou-nos a pensar com os seus ideais que seria fiel ao rap, provavelmente estávamos enganados ou houve amadurecimento de ideais de sua parte, seja o que for, este DJ apresentou-nos duas track que provam a sua versatilidade na produção musical.

DAMA DO BLING está de volta
Durante alguns meses Dama do Bling esteve fora do palcos, e o motivo está bem justificado, o nascimento da sua princesa, ela é mãe da mais linda criança nascida em solo moçambicano, mas ainda assim não deixou de agradar os fãs, lançou recentemente três músicas que tem vindo a dar o que falar nas rádios, pudemos notar que de facto o público sentiu saudades da “Do Bling”, a mesma que também pode ser vista no DVD da Pérola, num dueto memorável com a mesma e que deixou o povo angolano com o coro “ou mãe onde é que estavas tu”.
Como qualquer celebridade o nascimento de um filho é sempre noticia e normalmente ha muitas especulações acerca, foi dai que as fotos da princesa da Dama do Bling, é uma exclusividades da revista Moz Celeb, que trás a “do bling e a blindada” na capa, para quem está em Moçambique pode procurar nas bancas, além fronteiras o facebook é a solução clique aqui para quem procura por musicas novas ai vão os links

AS MELHORES PUNCHLINES

Este espaço é dedicado as melhores punchlines na óptica de alguns artistas e inquiridos, vamos procurar periodicamente actualizar. Quem quizer participar vai ao www.twitter.com e envie sua punchline favorita para @DinoCross, (não esqueça de frisar a fonte). Nesta primeira Edição escolhemos aleatoriamente pelo twitter algumas pessoas ligadas ao universo hip hop para citar aquelas que são no seu ver as punchlines de todo o sempre o do momento, ai vão as primeiras “melhores punchlines”




@Tulymong

“Tentar me beefar traz efeitos colaterais, És Oliveira Gonçalves, não vences nem com laterais”By CFkappa


@K9_MOZ

a vida é uma merda mas Deus é que a fez..em outras palavras o gajo cagou pra nós
life is a bitch a minha nao teve clientes hoje
by Hernani da Silva
no rap só metes agua como é que tens pouca energia?
By Trickz




@cenasquecurto

“Vocês deviam fazer um show na Rocha, ouvi dizer que estão a bater lá”

 by Hernani da Silva





@Rold__B 

E Eu não sou um astronauta mas baby eu sempre vou amar-te

by Hernani da Silva





Fumas bué de picas, pensas que és homem… Mas num passas d’um gay atrofiado que lhe comem… 

by Célio Py



@KeithBtrg 

Não sou brad + sou pitt

by month nikka Kadaff

teacher told me that I was I piece of sh!t saw her the other day driving a piece of shit
by rozay



@therealSagaz

“life’s a bitch 24/7 e nao tou a falar da avenida”

By Hernani da Silva







@Dygo_jurus


Quase todas dele me fexam ! ” Este ano colhi frutos tipo empresa de bananas

by Hernani da Silva














@hernanidasilva


“Bitch real g’s move in silence like lasagna”

by Lil Wayne








@I_one_9

“I’m old enough to know better, young enough to not give a f-ck Rather hold my head high then live and duck If you’re cool being taken down and giving up Your lifestyle’s a blow job, the way you’re living sucks!”
By Fabolous – Paın
“Estou a fumar a vıda dxando a morte no meu cınzeırı”
Chrıstal voo89
@leonardowawuti
“Somos um pais do futuro… pois eh…deixamos tudo para amanha…ne?”
by MC K
@Karabauss
“Always in some shit, my abdomen is the clipThe barrel is my dick, uncircumcised Pull my skin back and cock me, I bust off when they unlock me”
By Nas
@DinoCross
eu ensardinho-vos, meto-vos em latas de atum
By 3H
em chamas tipo carvão
eu carrego mc’s muitos atras do meu car vão
eles cá vão tentar me responder
mas a próxima cepultura eles cavam
By Kloro





OS FACTOS QUE MARCARAM 2011

ANGOLA

MANIFESTAÇÕES
Marcou a abertura do ano o show de Bob da Rage Sense no cine Atlântico, numa altura em que a crise que vivia-se em muitos países africanos foi a inspiração para a marcação de uma manifestação em Angola, alguns rappers analisaram os problemas sociais que o país vivia e advertiram a todos os angolanos que se identificavam com a mesma causa para aderirem a um acto pacifico reivindicando assim uma governação mais transparente. Assim aconteceu, alguns jovens saíram as ruas, e acabaram presos, a partir desta data muita coisa mudou, as portas que estavam encostadas não abriram, fecharam.
Segundo uma consulta a alguns rappers, ficamos a saber que diminuiu-se drasticamente a divulgação de música rap nas rádios e televisão, bem como entrevistas nos habituais programas de promoção da música angolana.

REDES SOCIAIS (BLOGS-FACEBOOK-TWITTER)
O problema da divulgação da música rap nas rádios e televisão elevou as redes sociais de fonte alternativa para fonte principal de divulgação da música rap. Bloguistas são bastante aliciados para publicar as músicas e tornaram-se peças bastante importantes dentro do movimento, nasceram muitos blogs de hip hop.
Sabendo do importante papel que desempenham no movimento, Bloguistas ou bloggers (como preferirem) sentaram para concertar ideias, dai surgiu a ideia de realizar uma actividade de beneficência, rappers e bloguistas levaram alegria a crianças necessitadas angariando donativos num jogo de futebol salão, realizado no campo da rádio nacional de Angola, isso foi o principio, até ao final do ano mais dois jogos aconteceram, um com a parceria do Movimento Faz Cultura e outro com a Masta Kappa.

SHOW DA LUSOFONIA

A ideia foi boa, resultado de alguma inexperiência, o primeiro arranque para a realização do show da Lusofonia falhou, 90% dos artistas convidados não confirmaram presença no show, na segunda tentativa ai sim arrancou o 1º festival hip hop da lusofonia em Luanda, no estadio da cidadela desportiva, no mesmo palco estiveram Boss Ac, Marcelo D2, Black Company, Azagaia, Duas Caras e Boy G, Gabriel Pensador, Extremo Signo, Ready Neutro e muitas outras estrelas que brilham no rap lusófono.

ALBUNS VS MIXTAPES
Em 2011 os álbuns perderam lugar para as mixtapes, ou seja mais mixtapes foram lançadas, e por trás de muitas destas obras destacou-se o nome de READY NEUTRO pelas participações, poucas foram as mixtapes que não tiveram a participação deste C.E.O. da YEBA Entretenimento. E as músicas com mais versões foram o Aleluya de NGA e a A Diferença do Sandokan.

UNIVERSIDADE DO HIP HOP
Uma iniciativa louvável, o espaço submeteu a debate muitos assuntos relacionados a cultura hip hop, bastante instrutiva, a universidade mesmo sem apoio contínua firme e a boa vontade tem sido a grande força de incentivo.

EXPLOSÃO DA ZONA 5
A pesquisa confunde-se entre dois factos, o sucesso das músicas do grupo e o uso das músicas nas publicidades da UNITEL, 43% dos inqueridos justificam o sucesso da Zona Cinco ao facto das musicas serem usadas no marketing da UNITEL, mas o facto é que a reacção do público aos shows é bastante positiva e não restam duvidas que foram o grupo que em 2011 mais sucesso tiveram.


KID MC CONQUISTA TERCEIRO LUGAR 
NO TOP DOS MAIS QUERIDOS DA RADIO NACIONAL DE ANGOLA

DJ SAMURAI o boss da MADTAPES, falou sobre a conquista do KID MC “Queria em primeiro lugar parabenizar o meu tropa Kid Mc pelo 3º lugaralcançado no Top dos Mais Queridos (RNA) 2011. Só o facto de ter estado entre os nomeados, já foi motivo de orgulho e satistação da minha parte, não só por ser da casa Mad Tapes, mas por ser sobretudo um grande amigo.
Um amigo que sempre soube partilhar as suas ideias comigo afim de contribuir para o crescimento da Mad Tapes, alguém que me reconmendou e disse para trazer o Fly Skuad, Lucassio e Balta P para dentro da label,…,
 …foi realmente emocionante o momento em que ao mano foi atribuido o 3º lugar neste Top, ficando apenas atrás de grande figuras do nosso Music Hall, no caso o Puto Portuguêse a lenda viva Paulo Flores”.

BIG SHOW CIDADE MENOS KOOL SEM KLEVER(*)
Big Show Cidade é o tradicional programa de hip hop da rádio Luanda, existe desde 1998, emitido aos domingos, e tem a duração de 1:30min aproximadamente, para além de ser o único da emissora, era a ponte (sim ERA) entre todos amantes da cultura, o actual facto é que a substituição do Kool Klver para um outro apresentador matou a natureza do programa, deixando indignado todos os ouvintes. O programa ainda existe mas é dado como morto. Independentemente dos motivos que levaram a esta decisão, a Rádio Luanda não tem noção de como ficou estragado o capim depois da luta dos Leões.

MC K VS DINO CROSS
Textos pesados de Dino Cross sobre o MC K levaram a uma resposta de Katró, deixando transparecer um clima de desarmonia entre ambos, quando na verdade tratavam-se divergências de opiniões, um escreveu e outro respondeu, tão simples como isso, apesar de que para a opinião pública tratou-se de um beef ou uma estratégia de Marketing para ajudar a promoção do álbum proibido ouvir isso, o que não corresponde com a verdade nenhuma das duas opções.

SHOW 20 ANOS DE CARREIRA DOS SSP
Um dos factos que mais marcou o ano de 2011 foi o grande show dos SSP no dia 3 de Setembro no Estádio dos Coqueiros, KUDDY, PAUL G, JEFF BROWN E BIG NELO, foram bastante ousados em escolher o estádio dos Coqueiros em Luanda para a celebração dos seus 20 anos de carreira como SSP.

O facto é que os meninos de ouro como carinhosamente são chamados, conseguiram depois de 20 anos de carreira encher um estádio de futebol num show sem precisar convidar outros artistas, provando assim a sua popularidade, Segundo Daniel Nascimento, SSP é uma parte importante da nossa historia.
Quanto ao show bloguistas e jornalistas foram unânimes em afirmar que foi sem sombra de dúvidas o melhor show de 2011, no capitulo hip hop e um dos melhores da carreira dos SSP sobretudo por ter sido com banda.

 (*) – BIG SHOW CIDADE MENOS KOOL SEM KLEVER – frase de Balumukenu hip hop


MOÇAMBIQUE

Bem Vindo 2011  

2011 começou com muitos exageros que enalteceram o nome de Dygo Boy e Guyzell, que mais tarde resultou na criação da label “Turma do Exagaro Music”,  mas o grande acontecimento que marcou o principio do ano está relacionado a DJ Dabo, o homem por trás do grupo Dabo Boyz e artista revelação pelo impulso cidade, (programa radiofónico da rádio cidade), o lançamento do videoclipe da música “sem travões” foi sem dúvidas um sucesso para os Dabo Boyz e em particular para a RAINHA DA SUCATA, que conheceu uma nova fase na sua carreira.


Musica Moçambicana

O programa televisivo Atracções, dedicou o ano apenas divulgando videoclipes moçambicanos, um incentivo para a valorização da música feita em Moçambique, o mesmo programa conseguiu provar  que as restantes estações não dão o devido valor a música local, instalou-se a partir dai uma serie de debates intermináveis que presume-se não ter tido o desfecho desejado.


SHOW DO ANO(hip hop)

Aconteceram inúmeros show durante ano, todos deram o seu melhor, mas a pesquisa atribuiu um reconhecimento carinhoso ao show da Iveth no franco moçambicano, a Cotoneth Records conseguiu encher a casa e melhor do que isso realizar um show que agradou a todos os presentes.

O REGRESSO DA LIZHA JAMES

Depois de um ano ausente dos palcos, Lizha James volta em grande num show realizado pela Bang Entretenimento, no Gil Vicente, foi o espectáculo a nível nacional que reuniu o maior numero de pessoas, diz a imprensa que Lizha James apareceu no seu melhor, e deixou claro que Rainha que é Rainha jamais perde a majestade.


AZAGAIA

Mano Azagaia brilhou dentro e fora de Moçambique, duas deslocações para Angola para o festival hip hop da Lusofonia, e algumas participações, mas nem tudo foi um mar de rosas, Mano Azagaia chegou a conhecer a prisão, e com isso passou a ser vitima de piadas, de manchetes dos jornais, mas nada disso abalou a sua carreira, continua com o mesmo palmarés precisando apenas de aparecer com novo trabalho para alimentar as ruas.

Hernâni da Silva
Na verdade não há nada que se diga deste jovem que as pessoas não saibam, bom punchliner e tido por muitos como o melhor rapper de Moçambique, 2011 Hernani não abrandou a karga, pelo contrario traumatizou no freestyle lights up com Hood Prof, com um desempenho fora daquilo que habituou aos seus fãs, provando a sua habilidade, fez sete participações para músicas de artistas angolanos, entre eles Vui Vui e CFKAPPA.

BANG O INOVADOR
BANG surgiu com a ideia inovadora de criar um canal televisivo exclusivo ao entretenimento, nasceu a ECO TV, televisão que emite para Maputo e arredores, videoclipes e tudo relacionado com o entretenimento, a ideia foi seguida por outras individualidades que tornaram competitivo a estreia e a divulgação dos videoclipes.
Sobre está iniciativa do BANG, André Manhiça falou a nossa reportagem o seguinte:
“boa iniciativa a abertura de um canal de tv só de entretenimento isto e, um canal temático dedicado a musica, vídeos porque já fazia falta dado que os outros canais passavam vídeos em horas especificas quando veiculavam programas de entretenimento. Este canal Ecco tv vem preencher uma lacuna que existia na midia no que concerne ao entretenimento. Era “chato” passe a expressão um musico produzir um vídeo gastar valores monetários e ver seu vídeo a passar raras vezes. Isto era aborrecido, quase só “deitar fora” o dinheiro. Agora sim já ha um canal que passe o produto do trabalho dos nossos artistas. Esta de parabéns o empresário Bang sim senhor uma boa iniciativa, agora só temos que apoia-lo porque beneficia a nós próprios.”
MIXTAPES
Tal como Angola, Moçambique também teve registou mais mixtapes do que álbuns, neste processo muitos artistas destacaram-se segundo a nossa pesquisa, não vamos citar nomes mais certamente desta lista o Green Revolution do Teknik e Becos e Ruas do Bilimbão constam entre os melhores a quantidade de download não deixa mentir.
OS DESCATADOS DE 2011

Este capitulo acaba sendo engraçado pelo facto de todos estes brilharem ja no fim do ano, imagine um trabalho árduo durante o ano todo ofuscado por outro apenas entre Novembro e Dezembro? Foi exactamente isso que aconteceu. 

O facto é que TRIO FAM com o A Caminho do Txova, Duas Caras com Charles e single e o K9 com facas foram os mais acreditados do ano de acordo com resultado de consultas publicas no facebook, twitter e por e-mail.
TRIO FAM apresentou uma mixtape que de mixtape só mesmo o nome que o grupo atribuiu, gentileza chamar aquela obra de arte mixtape, porque na verdade A Caminho do Txova soa mais a um álbum, com a diferença de ter sido distribuído gratuitamente, no entanto valeu a pena o tempo de espera, a repercussão do álbum é bastante positiva.

DUAS CARAS o brada arregaçou as mangas e trabalhou com mais empenho em 2011, começou o ano ainda com a ressaca do sucesso da compilação da gpro, sucesso este que arrastou-se ate ao fim do ano, em Setembro com Azagaia representaram Moçambique no festival hip hop da lusofonia, realizado em Luanda e para fechar o ano o vídeo clipe do Charles foi ao ar e trouxe de volta Duas Caras a actualidade noticiosa, dai só foi marcar, grande golo foi o show o Regresso do King e o lançamento do single do álbum. 

K9 teve um ano bastante agitado, factos que serão relatados numa reportagem aparte.

RELAÇÃO BILATERAL ANGOLA-MOÇAMBIQUE
Como sempre altos e baixos e por vezes competitivas, muitas paginas salgadas, mas o destaque vão para o processo de união.
LIZHA JAMES e CABO SNOOP – representaram Moçambique e Angola respectivamente, no Channel O Vídeo Music Awards, um dos mais importantes concursos que premeia  a música africana, realizado em Joannesburg, em 11 de Novembro, os cantores foram as grandes atracção da noite, e actuaram no encerramento da noite.

HERNANI DA SILVA E CFKAPPA
A cumplicidade destes dois rappers vem de longe, e cada vez mais CFKAPPA estreita laços de irmandade com Moçambique, para alem do Hernâni da Silva, o álbum um em um milhão teve também Kloro e Azagaia.
Papos do twitter acreditam num possível trabalho conjunto entre CFKAPPA e Hernâni da Silva, e os blogs já divulgaram uma musica dos dois, esperamos que 2012 o hip hop seja brindado por esta união.