Hip Hop Angola | Hip Hop Moçambique

Serviços: Design Gráfico | Motion Design | Jornalismo Cultural (Hip Hop) | Publicidade contacto: [email protected]

O novo álbum do BIG NELO

Big Nelo é o…, na verdade ele não precisa ser apresentado até os chineses o conhecem, este lider dos SSP e C.E.O da B26, continua a fazer sucesso com o single do album e a música KARGA respectivamente, lançado em meados de 2008, um ano depois de muitos espetaculos dentro e fora de Angola, finalmente o segundo disco a solo desta lenda viva do rap angolano sairá as ruas dia 31 de Maio. Foi dificil convencer o Big Nelo a dar mais uma música, já que o single promocional do album levaram 5 track. Mas Big Nelo sabe que a ansiedade dos fãs e amigos dos SSP é enorme dai que em primeira mão fica disponivel a mais recente música do karga aka Big Nelo DOWNLOAD AQUI

FREESTYLE JEFF BROWN VS WYCLEF JAM Temos recebido inumeros e-mails de Moçambique sobretudo procurando saber sobre as actividades de Jeff Brown, nisso quero tranquilizar aos fãs no Jeff Brown dizendo que ele não está parado, o exemplo disso é o Free Style que ele fez com o Wyclef Jam em Angola

Novos Videos

AGORA JÁ NÃO É MEGGA FOFO, o Fofo já era e o Megga soa melhor, esta com novo album no forno e em breve teremos mais um disco nas ruas.BIG NELO SEMPRE A BATER. O pessoal recebeu bem o single Karga de Big Nelo, a prova disto é que desde o seu lançamento em 27 de Julho 2008, até agora esta a bater, mas ha necessidade de promover-se no exterior do Pais, para que haja grande impacto nos Show. Angola é a sua casa, mas pelo seu percurso historico fruto de uma carreira como SSP, Big Nelo acaba não sendo visita nos paises lusofonos, então é natural fazer-se esforços para levar musica de Angola além fronteiras, muitas vezes somos bem sucedidos outras vezes não e isso é próprio. Vamos divulgar nossa cultura no exterior e importar musicas lusofonas para o nosso consumo, vamos chamar isso de intercambio cultural. BIG NELO é KARGAAFROMAN 1234 – Nesta altura falar que não conhece Yannick ou os Afroman, é a mais sujestiva mentira para o 1 de Abril. Até a altura em que escrevia o que lês agora o video a seguir tinha já 7996 vizualizações no youtube, é muito comparando-se ao tempo a que está disponivel

Assim foi 2008 (Resumo do blog)

O blog
O blog começou a trabalhar com maior efectividade desde 20 de Março e constituiu equipa, tivemos um aumento de visitantes na ordem dos 97%, passamos a ser referenciados como imprensa do hip hop em Angola, o intercambio com Moçambique levou a varios artistas moçambicanos a pisar os palcos de Angola, e as suas musicas a circularem por Angola.

As sondagens
Foram realizadas várias sondagens estilo “request show”, para que em 2009 termos uma ideia do que publicar, já que o que manda é o interesse público, descobriu-se por exemplo que os visitantes do blog se identificam com as punchs do Reptile, do Abdiel, e do D1, em Angola, e em Moçambique com o Kloro, Hernani Mudanisse e Asmall. Quanto aos Mc’s os visitantes tèm prefencia por Duas Caras, e Azagaia, por Moçambique e Kool Klever, Cage One, Vui Vui e outros, por Angola.

Discos
O disco de Moçambique que em Angola ouviu-se muito (embora ainda nao ter-se comercializado por lá) é o disco Babalaze de Azagaia, e o disco angolano consumido nas terras de Samora foram os do reptile e cage one, importa realçar que o disco do Kid Mc, tambem mereceu o reconhecimento de quem o tenha conseguido doutras fontes, nao houve distribuicao deste trabalho em maputo dai que o feedback nao foi maior.

Artistas mais procurados
Kalibrados sem dúvidas foram os artistas mais procurados do ano, muitos dos nossos visitantes de Moçambique, chegam ao nosso blog procurando informacoes sobre os Kalibrados, recebemos chamadas e sms procurando saber de novos trabalhos deste grupo. Dama do Bling, Lizha James e Duas Caras, tambem sao motivos que levam muitos dos visitantes de Angola e fazer constantes frequencia no nosso blog. Artigos relacionados a Bang entretenimento foram os mais comentados do ano, e sem ficar atras Duas Caras, fez com que todas as noticias do blog da gPro fossem reproduzidas para inumeros outros blog.

DOWNLOADS
O single do novo álbum dos Kalibrados, em 3 dias atingiu 870 downloads. É pouco, mas, em Angola nunca ninguem atingiu neste tempo esta quantidade. Mais o grande campeao de download chama-se Duas Caras, o “primeiro freestyle do ano(08)” chegou até 8430 em Setembro.

Show do ano
É indiscutivel que o show do ano em Angola tenha sido o show da carreira dos SSP, ou melhor Paul G e Kuddy uniram-se a Big Nelo e Jeff Brown e em 2 dias consecutivos encheram o Cine atlantico até rebentar pelas costuras, Para o efeito nao foi preciso chamar artistas convidados, nem mesmo os artistas da B-26, foi algo inedito, sobretudo para um grupo que apenas cantou sucessos da decada dos anos 90.(ver video da abertura do show)

O lançamento que mais movimentou pessoas.
ANGOLA – Por pouco seriam os Kalibrados (conferir fotos de arquivo), mas ja mesmo no final do ano, Os Afroman surpriendeu-nos a todos, nunca foi preciso chamar-se a brigada canina para intervir na venda de discos, tambem nunca foi preciso um local alternativo para venda de cds, Os afroman superaram os lambas (kuduro), venderam no cine atlantico e no largo da Lac, a maior parte das pessoas q compraram o disco, fizeram-no usando fontes alternativas.

MOÇAMBIQUE – Azagaia reuniu inumeros fas no restauntante Mimos, (conferir arquivos da cotonete records)e conseguiu num só dia vender 800 copias do álbum Babalaze, é bem verdade que é pouco em relaçao ao que se vende em Angola, mais é uma victoria da cotonete records, porque a maneira de vender-se albuns em Moçambique é bem diferente em relaçao a Angola.
MCs revelaçao
Moçambique – Hernani Mudanisse, bombardeou rimas e punchlines que chegaram a Luanda por intermédio da internet, e o impacto foi positivo, fez o seu nome sair do desconhecido, num ciclo bastante vasco que é a internet.
Angola – KID MC e Hernani aka X da questao, Kid Mc reapareceu com uma nova postura e agradou a todos, mantem-se na mesma linha de pensamento e lançou pela madtapes o álbum caminhos. Hernani ou melhor X da questao, resolveu afastar-se do grupo a que pertencia e começou a trabalhar a solo, passou pela nervos produçoes e agora esta firme na cerebro records, tem se revelado um bom liricista e com o tempo o seu talento será reconhecido paralem de Luanda.

BIG NELO o filho de DEUS

13 de Dezembro, Luanda esteve dividido entre o show internacional da Coca-Cola, e o show nacional da B-26, nas streets perguntavam-se vais assistir ao show do Big Nelo ou ao show do Wyclef Jean feat koffi olomide, noite dia, puto lilas e outros? A quanto a nossa chegada ao Karl Marx, fora do normal em dias de show, havia muito espaço para estacionamento e nao havia engarrafamento, itens mais do que suficientes para prever-se uma falta de aderência, seria assim a primeira vez que uns dos integrantes dos ssp em mais de 15 anos de carreira iria sentir o sabor amargo do fracasso.
Passados 40 minutos a hora prevista finalmente abriu-se as portas ao público, e como se fosse um passo magico, num ritmo meio lento, e com a ajuda de Deus, a possibilidade de Big Nelo conhecer o fracasso foram diminuindo a cada minuto, quando menos se esperava tinhamos o Karl marx cheio, estava sim confirmado que é possivel fazer frente a artistas americanos, nisso logo a pois a entrada fenomenal e a interpretação do tema “ninguém nos controla” humildemente Big Nelo exteriorizou a sua satisfação em saber que os seus fãs são fieis, “Estou muito feliz por dois motivos, quando marquei este show eu sabia que existia também o show da coca-cola, a coca-cola vai lembrar-se sempre que existe um angolano fudido chamado Big Nelo” – disse. 
Quem preferiu assistir ao show da B-26, teve como bonus o Paul G e bailarinos que levaram as mulheres a ficarem roncas de tanto gritarem, (não foi necessário, tirar a t-shirt, afinal o publico vibra na mesma), teve SANDOKAN e teve Sebem numa linda coreografia que roubou toda atenção do público. A actuação de Big Nelo levou-nos a recordar sucessos dos SSP, o público vibrou bastante, e notou-se maior alegria deste a quando da entrada em palco de Jeff Brown, o mc necessário ao lado de Big Nelo, (não estamos a dizer que os elementos dos SSP, não possam fazer carreira a solo) La estavam eles, OS SSP a dançarem a musica “não vale a pena” com o esquema mais conhecido do pais, e assim foi, Jeff Brown carimbou a sua presença em palco.
Big Nelo esta de parabéns pelo grande show, mostrou ser um homem corajoso, e deixou bem patente que é um homem de fé, não houve dúvidas que ele realmente ele é filho de Deus como diz a música”, é muita KAAARGA.

O video da entrada em palco de Big Nelo

A KARGA de Big Nelo

Big Nelo, lider e fundador dos SSP, veste a capa de C.E.O. da B-26 e apresenta Domingo dia 27 de Julho no Cine Atlantico o single do seu segundo álbum a solo com lançamento previsto para Novembro, com o título “Karga“. Segundo declarou-nos Big Nelo, será um maxi-single com 7 faixas e conta com as particições de Anselmo Ralph, Pereira, Tumi e Clint (estes dois últimos de nacionalidade sul africana), e os beats de Don Juan. Questionado se seria um projecto igual ao último disco dos SSP onde Jeff Brown e Big Nelo apresentaram trabalhos separadamente, este respondeu que trata-se de um projecto a solo de Big Nelo para a B-26.

 para um álbum de Big Nelo.

REPTILE

RAP É ALGO QUE FAÇO E HIP-HOP É ALGO QUE VIVO

Conforme o prometido, conseguimos roubar um pouco do tempo do Reptile para uma pequena conversa, não apenas por ter vencido as primeiras sondagens das punchlines aqui no blog mas também pela sua carreira artistica, é claro que não faltou oportunidade para o perguntarmos sobre os beefs. Nisso de beefs, vou preferir não açucarar mas, só para não salgar as relações entre os rappers. As punchlines que tanto o pessoal pediu também é agora uma promessa cumprida, no final desta entrevista pode-se fazer o DOWNLOAD da letra daquela que foi a mais comentada aqui no blog.

Começamos assim:

Sms enviada: Cumé bro fixe?, ui podemos fazer uma entrevista pelo msn, amanhã das 13 as 15h, aproveitavas pra dar as punch que o pessoal pede.
SMS recebida: No prob

hora marcada e cinco minutos antes das 13 comecei a perguntar:

BLOG: Fala-me da tua trajectória artística?
REPTILE:
olha…sempre fui Consumidor de musica rap…desde miudo mesmo…e em 99 em Lisboa, conheci uns amigos que ja droppavam.. eles é que me incentivaram a escrever e a agarrar no mic… em 2001… juntei-me a uns primos que também faziam rap la na tuga e formamos um grupo chamado Inkizição…era formado por mim, Dega, Neutro e o Tiganá.

BLOG: como foi entrar no hip hop game angolano?
REPTILE:
olha tipo…Comecei a fazer lá (Portugal) as cenas mas estava sempre em contacto com as cenas daqui… porque vinha sempre de férias e tinha muitos amigos e primos que cantavam… então de certo modo sempre estive dentro do movimento daqui…

BLOG: Qual foi o motivo que te levou a sair do teu grupo de origem?
REPTILE:
exactamente porque não me identificava a 100% com o movimento raptuga…eu trabalhava lá mas sempre com a essência do que se fazia aqui na banda… tipo genero de beatz…letras.flow.. tudo mesmo… então depois de certo tempo foi questão de tempo, até deixar mesmo de rolar com os bradas com quem comecei.

BLOG: Diz-se por ai que tens beefs com o grupo que começou contigo. Verdade?
REPTILE:
Sei que mandaram algumas linhas..mas eu particularmente nunca respondi nada porque independentemente de ter saído, tenho um grande respeito por eles porque foi com eles que comecei e passei muitos bons momentos com eles..

BLOG: Reptile como é que caracterizas o hip hop angolano?
REPTILE:
Hip Hop Angolano.. acho que tem algum progresso mas ainda há muita cena que precisa ser melhorada

BLOG: Como o que por exemplo?
REPTILE:
Por exemplo há muitos artistas que eu particularmente acho talentosos e fazem muito boa musica…mas há cenas como ORIGINALIDADE e CRIATIVIDADE que precisam de ser evidenciadas…isso no que concerne a música propriamente dita… mas também há outros aspectos como O MOVIMENTO HIP-HOP que eu considero praticamente extinto aki na banda… estamos numa era a que eu chamo de Bussiness… mas a realidade é que há muito people que sabe fazer musica mas não é fera em bussiness não sei, me percebes?… então muito trabalho sai e não é visto com a ênfase que se calhar devia

BLOG: E qual será a receita para sarar esta ferida?
REPTILE:
hum…quanto á musica…acho que o people devia ser mais ambicioso quanto há criatividade e originalidade porque repara… usando os States como exemplo…tens o Busta que faz muito sucesso mas entretanto faz uma cena totalmente diferente do 50cent e os dois fazem sucesso á mesma sendo diferentes do Lil Wayne que também faz muito sucesso e não se assemelha aos outros 2.
Quanto ao movimento HH… o people devia ser mais unido porque independentemente de haver algumas desavenças entre os artistas a que eu chamo BigHeads do game… devia-se pensar que somos uma …acho que posso chamar comunidade que faz algo em comum e devia-se trabalhar de alguma forma em conjunto para que a sociedade nos olhasse com outros olhos e combater essa crise de bons álbuns que não fazem sucesso.
Quanto ao bussiness acho que é necessário que atrás de todo artista tenha um team, porque o artista sozinho não consegue pensar em tudo nem fazer tudo.

BLOG: Falas-te em desavença, as tuas punchlines têm alvo definido?
REPTILE
: algumas delas….nem todas…

BLOG: Tens beef com alguem?
REPTILE:
hahah…eu não chamaria beef.. mas…ok tenho.

BLOG: Laton, Cage, Mister K, Vui Vui, todos estes?
REPTILE:
Nepias…Laton apenas, não tenho nada contra o Vui-vui… o Cage acho que precisa de muita ajuda não faria sentido piorar a situação dele.. o Mr..K…houve aí umas cenas e surgiu um clima que resultou nalgumas linhas mas…pra mim its over..

BLOG: Dizes que o Cage precisa de muita ajuda e tiveste um grupo com ele, estavas a ajuda-lo?
REPTILE:
com o Cage? ajuda-lo?, hahahaha…sobre o Cage prefiro não comentar…apenas rezar..

BLOG: Qual é o teu prato preferido, beef, skills ou…?
REPTILE:
olha podemos automaticamente pôr o beef de fora porque os poucos que fiz só foi pra mostrar a alguns niggas que sei fazer melhor que eles… o que gosto mesmo é de fazer é musica…skillz, intervenções love songs, etc.. tudo que é musica curto muito de fazer
BLOG: quais foram os Momentos mais marcantes pra ti na historia do hip hop angolano?
REPTILE:
Damn…boa pergunta… hum…olha as duas sessões do espectáculo ERA DO HIPHOP akilo pra mim foi a mer*** Era do HH foi uma cena criada pelos Anonymous, havia um programa se não estou em erro na LAC, e eles organizaram 2 espectáculos, o primeiro foi na Banca desportiva, e o segundo no Cine Miramar, essa cena quando aconteceu eu ainda nem era rapper mas admirava trabalho de certos gajos que eram mesmo maus…

BLOG: quem tu mais respeitas desde o principio? pelo contributo a cultura hip hop, por dropar etc
REPTILE:
sem sombra de dúvidas Kool Klever.

BLOG: Grupo de rap da Banda?
REPTILE:
grupo de rap so pode mesmo ser os SSP, que agora já não estão juntos.. há alguns outros que curto mas falham muito noutros aspectos então não sei se vale a pena mencionar

BLOG: Mc angolano? REPTILE: Reptile
BLOG: Mc Moz? REPTILE: Duas Caras
BLOG: Mc americano? REPTILE: são bué mas o numero Jay-Z
BLOG: Lusofonia? REPTILE: Valete

BLOG: e com quem destes tu melhor te identificas?
REPTILE:
com o primeiro o angolano, hahah xtou no gozo, olha ha muitos outros mas esses acho que são os principais e quanto a identificação é tipo aprendo com eles todos um bocado de cada um… as cenas que eu admiro em cada um fazem um melhor Reptile.

BLOG: vamos falar das tuas punch lines
REPTILE:
na boa,

BLOG: diz-se por ai que são traduções de cenas do Jay-z
REPTILE:
hahaha…sério?
BLOG: o que tens a dizer?
REPTILE
: eu ja achava que o facto de os rappers daqui terem makas em não falar inglês fosse grave.. agora ja sabem? haha, nah bro é do género primeiro acho que estou numa fase boa em termos de droppar e há people que se calhar não curte e tentam sempre arranjar algo pra não dar mérito ou pra tirar crédito, o máximo que podemos encontrar são cenas parecidas porque inspiro-me em alguns rappers não só americanos, e admito que já traduzi mas isso foi ha bué para ai uma 2 linhas

BLOG: as tuas letras, tu vives o que cantas? ostentas riqueza nas letras
REPTILE:
CONCERTEZA… quanto a ostentar…acho k têm k ouvir com mais atenção… eu não digo que sou rico, digo que tenho cenas e tenho mesmo e o facto de enaltecer essas cenas é exactamente porque para tê-las dispendo esforços, e ja agora falando nisso é outra cena que acho que aqui na banda falta nos rappers é rapparem o que fazem e vivem… descridibilizo totalmente quando um rapper fala de cenas k não faz e nem tem.

BLOG: Como foi gravar o teu disco? estas satisfeito com o produto?
REPTILE
: com certeza… estou muito satisfeito… e foi muito bom pra mim gravar esse album porque mostra muita cena minha que o people desconhecia…
o people esta muito habituado ao Tile com as punches na cara e as dicas sujas…muita gente pensou que era só o que eu sabia fazer, com o álbum mostrei saber fazer muita cena

BLOG: o que o povo de cabinda pode esperar da tua actuação la?
REPTILE:
tipo love songs, mensagens, musica engraçada, e a forma como vejo muita coisa aqui na banda, olha de certeza que vão ter um Reptile com de tudo um bocado, porque vou droppar cenas da mixtape ficheiros secretos e cenas do álbum.. acima do limite

BLOG: Reptile ganhou a primeira sondagem das punch lines da banda aqui no BLOG, que palavras tens para quem te votou?
REPTILE:
olha agradeço pelo facto de votarem e de consumirem as minhas cenas, afinal eles são os responsáveis pelo nome que tenho então só faço boa música por eles e pra eles

BLOG: se tiveres que elegeres a punch mais forte qual seria?
REPTILE:
haha, damn essa é dificil, mas lembrei-me é uma que tenho no album…na musica com o titulo RAPPERS, digo assim…BAIXO O MEU NÍVEL QI PRA VENDER NESSE MERCADO/PORQUE A COMPETIÇÃO SÓ PENSA UM BOCADO.

BLOG: perspectivas pro future?
REPTILE:
perspectivas pro futuro são promover mais o album e a mixtape de modos a fazer com que Angola e não só conheça o meu trabalho

BLOG (ULTIMA): o que as pessoas não sabem sobre o tile e gostarias que soubessem?
REPTILE:
Queria que soubessem que o motivo das linhas que contêm beefs só foi mesmo pra mostrar a certos rappers que eu faço isso melhor que eles… não por querer atenção nem nada disso porque sinceramente não preciso de falar de alguém para ter os olhos sobre mim…

shout outs: vão primeiro : prós meus cães da Pirline, pro meu nigga Raiva, pro Kapo, pra minha esposa e pro meu filho Hendell.

PERGUNTAS FEITAS PELOS BLOGUISTAS
PITBULL MAU: Porquê esse nome Reptile?
REPTILE: olha Reptile porque quando era + puto era viciado no jogo de video games Mortal Kombat…e a biografia do Reptile tinha bwes haver comigo tipo…tinha capacidade de mudar de cor..desaparecia, cenas assim e é mais ou menos como sempre quis ser dentro do rap…ilimitado.
PITBULL MAU: Que rapper não te atreverias a romper?
REPTILE: Os rappers que não me atrevo a beefar…são bué mas só vou sublinhar as lendas tipo… Kool Kleva, SSP, AFROMAN, os manos do projecto Abxtrato, “NK, Kroh Mo, Mata-Frakkux” MC K etc…porque na minha óptica são os pilares desse Hip-HOP angolano…como disse anteriormente um gajo ainda nem sonhava em rappar e por exemplo o Kleva já organizava meetings de Hip-hop então o respeito que tenho pelos artistas, old school é muito grande.
PITBULL MAU: o que tens a dizer sobre o fim do projecto 2.1?
REPTILE: Quanto a 2.1 bro o que tenho a dizer é que a pressa é inimiga da perfeição…tirem as elações que quiserem.
BLOG: se entendi bem, o nosso leitor ele quer saber, que mc nem bêbado te atreverias a romper?
REPTILE: não temo nenhum rapper angolano bro no homo.
BLOG: O fim do projecto 2.1, terminou a sua amizade com Cage One?
REPTILE: Yeah:
BLOG: Queres argumentar?
REPTILE: nepias…esse mambo é uma página rasgada e já nem sei aonde é k xtá a folha
MUSICAS do album PARA DOWNLOAD
03 – Ergue a Cabeça – DOWNLOAD
05 – Luanda Gansta – DOWNLOAD
09 – Rappers – DOWNLOAD

Arrancamos mal!

Estive a ler os textos que publiquei no nosso site de hip hop angolano (www.hipflickz.com), e lembrei-me que comecei de uma maneira errada no desenvolvimento das noticias cá no BLOG, deveriamos no príncipio apresentar a historia do hip hop angolano e moçambicano, acredito que é importante dar-se a conhecer o relacto de como tudo começou.

Para os amigos da leitura fica aqui a promessa de que em breve estarão a ler tudo em relação ao começo e influências do moz hip hop e mwangole hip hop.

Numa rápida apresentação, vamos reconhecer o contributo de Moises Luis, Kiesse Kelly, SSP, Miguel Neto, Kool Klever, Dj Samurai, Masta K produções, etc, isso em Angola, em Moçambique Gpro, Helder Leonel, Rapper Unity, etc.

Na lista de músicas abaixo para download, apresentamos músicas que marcaram uma epoca no hip angola e trazemos um nome de referência no hip hop femenino Moçambicano, uma música apenas, porquê? porque respeitando os direitos de autor, somos esforçados a pedir autorização para publicar as músicas, assim sendo e por cortesia da “Track Records”, APRESENTAMOS como muito orgulho GINA PEPA.

Muitas das músicas disponiveis, foram gravadas numa altura em que não havia condições suficientes para fazer-se um trabalho com o nivel de qualidade que conhecemos hoje, dai a vossa comprienção em relação à má qualidade de algumas músicas, sobretudo a música “historia de Simimi ni moyo”, captada, por microfone de computador e sem arranjos.

Não hesitem em baixar estas músicas, primeiro porque recordar é vivel e depois porque é indiscutivelmente um contributo para o entendimento do rumo que o hip hop angolano tomou.

Inicialmente está é a lista de músicas disponiveis, durante a semana haverão muitas outras sobretudo moçambicanas, (estamos a aguardar a autorização)

DOWNLOADS
Gina Pepa – DOWNLOAD
Full time – 1 DOWNLOAD
Fulltime – 2 DOWNLOAD
Pare 1 minuto DOWNLOAD
Simimi ni moyo DOWNLOAD de volta a casa
Simimi ni moyo DOWNLOAD historia de simimi
Ser Negro – gutto DOWNLOAD
Lembra o que ele disse DOWNLOAD
Kenedy & dabulz DOWNLOAD

Os Porquês das coisas


Em tempos fui abordado por um amigo e mc da banda que perguntou-me se eu não estaria a exagerar com essa historia de moçambicar o hip hop em Angola e sem resposta convincente na altura e por ser uma questão que também suscita dúvidas a muitos, resolvi em jeito de artigo por em pratos limpos esse assunto que de certa forma já passou a encomodar-me pela forma que sou encarado, até já há mc’s na banda que não me esticam a mão.

Em 2006 o site www.hipflickz.com enviou-me a Moçambique para fazer uma reportagem sobre a cultura hip hop naquelas terras, na altura levava vários discos em mp3 de rap angolano sobretudo aquelas músicas que não passavam na rádio ou aquelas que não eram promovidas o suficiente para chegar ao sucesso, com o objectivo de expandir a nossa cultura além fronteiras de modos a alterar a visão errada que têm em relação a cultura hip hop angolana.

Entrevistei vários grupos em Maputo, que manifestaram o seu descontentamento pelo facto de que a música angolana é bastante consumida em Moçambique e a moçambicana não é em Angola, e que os artistas angolanos são mais bem pagos em Moçambique e não vai nem sequer um artista de Moçambique para Angola.

Pensando baixinho, como angolanos diriamos problemas deles, só que na realidade o problema é bem nosso, porque entrou em curso uma campanha de valorização da música nacional moçambicana, e cada vez mais a angolana vai indo para o espaço, tirando os SSP, Anselmo Ralph, Matias Damasio e Totó o resto simplesmente não existe, e isso só aconteceu porque nós angolanos não estamos preocupados em retribuir quem enriquece a nossa cultura e os nossos bolsos.

Agora quanto a questão inicial a resposta é simples, esta batalha de divulgar o hip hop moçambicano em Angola não é apenas uma actividade minha, mas sim do site www.hipflickz.com ao qual sou membro, inserido num projecto de relações de partilha de cultura.

O engraçado nisso é o facto de que quase todos os mwangolês procura-me para fazer chegar as músicas e videos a Bang Entretenimento, não lembrando-se que a Bang tem vários artistas que gostariam ver as suas músicas divulgadas em Angola e ninguem faz nada para insentivar o “riquinho moçambicano” a voltar a contratar artistas angolanos.

PRIMEIRA A SEMANA EM MAPUTO

BOM PRA ELES, MAL PARA NÓS

Fazendo uma comparação em relação ao ano passado, pude me aperceber que de lá pra cá os moçambicanos passaram a valorizar mais a sua música, agora toca-se muito “made in mozambique”.

Pela minha analise eles “desmwangolénizaram-se” como prometeram no ano passado se caso em Angola não derem o mesmo tratamento que se dá a música angolana em Moçambique. Em conversa com alguns músicos moçambicanos, fiquei a saber que a midia, os dj’s e os próprios mc’s regionais lutam pela valorização da sua música em Moçambique e no exterior, dai que nas discotecas e nas radios agora consome-se mais o moçambicano.

Isso não quer dizer que está em curso um boicote a música angolana de modo algum, só estão a fazer o mesmo que em Angola têm vindo a fazer a uns três anos pra cá, “Desamericanizar-se”.

O situação começou a ficar complicada sobretudo nesta altura que mc’s angolanos projectam conquistar o mercado moçambicano, mas o mal não é de todo, Os Kalibrados embora que pouco mais ainda toca nas rádio e por conseguinte nas discotecas, agora, quem sobrevive de verdade a crise são os SSP que em todas as estações radiofonicas se ouve diariamente, em testemunho a isso surpreendentemente dia 22 de Outubro a rádio FM 101.4 tocou 5 músicas seguidas, um caso raro e se eles souberem gerir bem a situação poderão continuar a ser os reis da noite como são tratados cá em Moçambique.

Qual deverá então ser a estrategia para voltarmos a ser os donos das pistas?

Por Dino Cross