
Serviços: Design Gráfico | Motion Design | Jornalismo Cultural (Hip Hop) | Publicidade contacto: [email protected]

a) O facto de um artista mudar o estilo afecta directamente a vossa carreira? Na minha opinião só deve afectar no sentido de te proporcionar assunto para escrever.b) Será que vale a pena te esperneares porque um artista mudou de ideais e agora é o que ele sempre criticou? Que impacto tem isso sobre ti?c) Alguém o pediu opinião sobre o erro que alguém cometeu? Não acha que é um assunto que essa pessoa deve tratar com Deus e a sua consciência sem intermediários que nada têm a ver com o assunto?
Pois é, infelizmente temos nos tornado cada vez mais “mesquinhos”, criticando assuntos cada vez menos relevantes, colocando os nossos dedos em assuntos que não nos afectam directamente nem mudam a nossa vida, e levando esses assuntos em músicas, quando podíamos muito bem ligar para o artista em questão e dizer: “Olá, tudo bom, não gostei das t-shirts que tens vestido ultimamente. Obrigado”. Claro que para um bom entendedor, saberá que esse exemplo de frase foi propositado para fazer a menção sobre o que devíamos guardar só para nós e acabamos por desperdiçar 8 linhas a falar sobre. Acho que como rappers, devíamos nos preocupar com coisas mais relevantes, e se for irrelevante (uma vez que o Hip Hop é liberdade de expressão), que não precise ser um Bullying constante contra os outros fazedores de música.
Já inúmeras vezes presenciei discussões estilo Cristiano Ronaldo vs. Messi sobre o artista X, Y, Z que agora é chamado “falso” porque resolveu trocar de estilo musical. Acho que é das discussões mais populares nos dias de hoje, no mundo do Hip Hop angolano. Rappers são os únicos praticantes de música que simplesmente se sentem atordoados quando “um dos seus” pratica outros estilos musicais. Começa o alvoroço interminável. Aqui surge a pergunta: Será que é assim tão importante manter uma única identidade musical/artística?ANGOLA
O problema da divulgação da música rap nas rádios e televisão elevou as redes sociais de fonte alternativa para fonte principal de divulgação da música rap. Bloguistas são bastante aliciados para publicar as músicas e tornaram-se peças bastante importantes dentro do movimento, nasceram muitos blogs de hip hop.A ideia foi boa, resultado de alguma inexperiência, o primeiro arranque para a realização do show da Lusofonia falhou, 90% dos artistas convidados não confirmaram presença no show, na segunda tentativa ai sim arrancou o 1º festival hip hop da lusofonia em Luanda, no estadio da cidadela desportiva, no mesmo palco estiveram Boss Ac, Marcelo D2, Black Company, Azagaia, Duas Caras e Boy G, Gabriel Pensador, Extremo Signo, Ready Neutro e muitas outras estrelas que brilham no rap lusófono.
DJ SAMURAI o boss da MADTAPES, falou sobre a conquista do KID MC “Queria em primeiro lugar parabenizar o meu tropa Kid Mc pelo 3º lugaralcançado no Top dos Mais Queridos (RNA) 2011. Só o facto de ter estado entre os nomeados, já foi motivo de orgulho e satistação da minha parte, não só por ser da casa Mad Tapes, mas por ser sobretudo um grande amigo.
Big Show Cidade é o tradicional programa de hip hop da rádio Luanda, existe desde 1998, emitido aos domingos, e tem a duração de 1:30min aproximadamente, para além de ser o único da emissora, era a ponte (sim ERA) entre todos amantes da cultura, o actual facto é que a substituição do Kool Klver para um outro apresentador matou a natureza do programa, deixando indignado todos os ouvintes. O programa ainda existe mas é dado como morto. Independentemente dos motivos que levaram a esta decisão, a Rádio Luanda não tem noção de como ficou estragado o capim depois da luta dos Leões. (*) – BIG SHOW CIDADE MENOS KOOL SEM KLEVER – frase de Balumukenu hip hop
Bem Vindo 2011
Este capitulo acaba sendo engraçado pelo facto de todos estes brilharem ja no fim do ano, imagine um trabalho árduo durante o ano todo ofuscado por outro apenas entre Novembro e Dezembro? Foi exactamente isso que aconteceu.
A Step Models realizou sábado 4 de Junho o show Unitel 10 Anos consigo, no pavilhão da Cidadela desportiva em Luanda, comemorando assim os 10 anos de existência da segunda e maior operadora móvel do pais.
NOTA 10 foi o nome atribuído ao espectáculo que tinha como objectivo reunir 10 bons artistas, dos quais 5 nacionais e 5 estrangeiros, os artistas angolanos chamados para celebrar os 10 anos da Unitel, foram: Nicol e Walter Ananas, Big Nelo, Paul G, Perola, Anselmo Ralph e Zona Cinco, e os estrangeiros chamados foram Ciara, Fat Joe, Dj Scratch, Lil Kim e Timberland.
Como todos os show, este também houve erros e graves, pela primeira vez a UNITEL falhou, ou seja a Step Models falhou, atrasos, bilhetes vendidos alem da capacidade do recinto, e muitas outras factos que reprovam a o nome dos show como NOTA 10, muitos saíram do recinto bastante decepcionados, pelo facto de que entre os artistas estrangeiros chamados só o TIMBERLAND apareceu.
É bem verdade que público merece um esclarecimento bem mais convincente sobre o real motivo da ausência destes artistas anunciados, mas fazendo uma leitura sobre a performance dos artistas nacionais, os estrangeiros fizeram bem não ter vindo, porque de certeza sairiam surpreendidos com a força da música angolana, alias não precisamos esconder que pediram pra retirar do palco TIMBERLAND porque estava a cansar.
O show foi nota 7, porque os artistas angolanos não deixaram que a rocha chegasse a cidadela, a Karga começou com Nicol e Walter Ananas que trouxeram na mochila o Mr Skini aka Mr etc, aka Cage One que levou muitas jovens a ficarem ronca logo no inicio do show, mais isso só foi aquecimento, afinal “Galinha não acompanha pato” que o diga Big Nelo que com 20 anos de carreira continua uma das figuras que mais Karga dá, aparentemente de férias no Rap, actualmente este líder dos SSP apresenta temas mais TOPS e com coreografia mais Kuduro para os seus bailarinos, que sem medo de errar deram muita surra durante o evento. Paul G foi anunciado apresentador do espectáculo mais não resistiu e actuou brilhantemente e ficamos sem muitos comentários, Paul G está de facto noutro nível, teve uma das melhores entradas em palco, até agora continuo a bater palmas para a Pérola do Oceano Atlântico, a nossa orgulhosamente angolana Pérola que começou a sua performance recordando e valorizando um passado doce que foi a buê de beats, e para fazer isso Sandokan subiu ao palco e juntos interpretaram o tema break it, mas n foi suficiente para comparar-se com o sucesso da música “I Wanna Let you Know my name” , um momento especial foi quando vestiu a saia para cantar o seu tema mais tradicional, “comboio” na língua nacional Humbundo. O que se espera da performance de Anselmo Ralph num recinto cheio de mulheres? foi sucesso total, mulheres a cantarem e homens a invejarem, a inveja tem tanta força que o homem que reporta decidiu não argumentar mais, nem mesmo fazer menção da presença se Sandokan em palco, simplesmente decidiu meter um ponto. Se quisermos falar de Swag é melhor chamar-mos os Zona Cinco, esses manos estão no seu melhor e fecharam em grande a parte dos artistas nacionais, estão de parabéns de facto. Logo em seguida o dj que acompanhava o Timberland levou-nos a um momento de freestyle onde brincou com o scratch para misturar vários sucessos começando com Rick Ross BMF, Impire State of Mind de Jay Z e 2Pac, o DJ não foi apresentado pelo que ficamos sem saber se era o tão esperado dj scratch ou apenas o Dj de Timberland, que se certa forma conseguiu animar o já exausto público, que suavizou com a entrada em palco de um gordo dono de inúmeros hits de nível internacional, estamos a falar de TIMBERLAND, o homem que usou a maior parte dos hits que produziu para outros artistas na sua performance, alias é assim que os produtores actuam, mas também interpretou muitos temas da sua autoria. A dada altura a ansiedade em ver os restantes artistas internacionais publicitado, a actuação do Timberland ficou comprometida e custou ao publico mostrar simpatia, e corresponder positivamente com o interprete, este facto levou alguém ao palco que gentilmente pediu a TIMBERLAND pra incurtar a sua actualição, este recusou-se afinal faltavam 3 temas que as interpretou sem muito sucesso. Até ai ninguém ainda sabia que Ciara, Lil Kim e Fat Joe não subiriam ao palco, casa cheia e todos ansiosos, uma voz do backstage anuncia o fim do show, para a total decepção do publico presente.
Quanto aos possíveis motivos da ausência dos artistas americanos, apostamos no facto de que teriam eles agendado actuação em 3 países em dias seguidos, sendo sexta-feira na África do Sul, sábado em Angola e Domingo em Moçambique, provavelmente o cansado não permitiu que estes chegassem até a Angola, estas e outras hipóteses mais não o que a Karina Barbosa em nome da Step Models disse “não aldrabamos ninguém, simplesmente mudamos de artistas”, também é verdade que para quem está ligado ao negocio do entretenimento isso é natural acontecer, nunca foi fácil trabalhar com artistas.
Só lamentamos o facto de que o nome e o prestigio da UNITEL, esteja envolvida nesta situação, vale a pena recordar que é a primeira vez que a parceria entre a STEP MODELS e A UNITEL falha, nem por isso devemos retirar a credibilidade e confiança, afinal o percurso das actividades realizadas pela Step Models ainda assim garantem bastante segurança.
No dia 1 de Abril publicamos uma musica como sendo a musica que marca o segundo regresso do Duas Caras a Gpro, foi 1 de Abril, no entanto foi a nossa brincadeira, em prol da data que assinalamos todos os anos da mesmo mandeira, para quem lembra-se na mesma data no ano passado noticiamos o união os 4 elementos fundadores dos SSP.
O nosso pedido de desculpas acompanha com a mas recente musica do Duas Caras para alimentar as ruas, deste vez é verdade.
Jeff Brown como já é de costume escolheu este blog para em primeira mão divulgar as suas novidades, tratado como o coração dos SSP, Jeff Brown traz-nos a boa nova, um casamento com a sua identidade africana, um trabalho bastante maduro e que foge um pouco daquilo que é o Jeff Brown dentro dos SSP.
Vale apena recordar que Jeff nasceu a 25 de abril na Província do Bié, em Angola e o seu nome de registro é Adalberto Bernardo Almiro Culanda, começou a sua carreira musical nos SSP a princípios do ano de 1994.
Com uma breve passagem pela televisão como apresentador do programa Tchilar do canal 2, conhece o cantor wyclef Jean que o convida a gravar uma musica que fará parte de uma colectânea do cantor americano.
Ondaka é a nova proposta discográfica do cantor com tendência musical moderna e afro-folclórica, uma obra gravada em Angola e Africa do sul e misturada totalmente em França.
Com 13 faixas musicais o disco conta com participações de músicos angolanos e sul africanos, destaque para uma composição musical de Beto de Almeida e produção de Lito Graça (Semba Manter).
Do single promocional constam as faixa “intro AMANDJANGUE” um canto folclórico popular em umbundu que fala sobre o regresso as origens, ROCK YOU, uma fusão entre o rock, dance e kuduro numa rotação de 120 BPM… uma temática simples e melodia agradável e MENINA FELINA (wafina) wafina quer dizer bonita em umbundu, uma singela homenagem as mulheres, sonoridade influenciada pelo samba e dance music.
SINGLE PROMOCIONAL – DOWNLOAD
Já antes anunciamos que Jeff Brown estava a preparar o seu álbum, e recentemente chegou-nos a informação que Jeff esteve na França para arranjos finais e misturas do disco, tudo isso são sinais de que está quase, Kool Klever no Big Show Cidade também reforçou os rumores fazendo menção da nova postura musical deste jovem dos SSP. Quem segue o Jeff no facebook e se for atento já deve ter ouvido está música, Ele disponibilizou apenas para escuta, e nós incentivados pela pressão dos fãs, captamos o som que aparece aqui sem muita qualidade e com o próposito único de mostrar um pouco do que o Jeff tem vindo a fazer.