Hip Hop Angola | Hip Hop Moçambique

Serviços: Design Gráfico | Motion Design | Jornalismo Cultural (Hip Hop) | Publicidade contacto: [email protected]

Os 20 anos de hip hop em Angola

Realizou-se no primeiro domingo do mês de Março, o show em homenagem aos 20 anos de hip hop em Angola, no pavilhão da cidadela em Luanda, e a organização esteve a cargo do Gansta, um dos activistas pioneiros deste movimento que regista as suas primeiras manifestações organizadas no ano de 1992, na champions school em Luanda, neste acto participaram alguns nomes que hoje são tidos como referência entre eles alguns constaram na lista dos homenageados, tais como os SSP, os artistas Kool Klever, NelBoy Das Daburda, Phathar Mak, Yannick, Ngadyama, Ganstar e Dj Samurai. 
O show de celebração aos 20 anos de hip hop em Angola teve um conceito bem diferente, os convidados internacionais foram os artistas de cartaz, Hallowin e Gpro ou melhor Duas Caras e G2 que já não fazem parte da gprO uniram-se a 3H (o unico membro do grupo) para esta grande homenagem, quanto aos artistas da casa, passaram pelo palco Dr. Pam, Abdiel, Reptile, Ready Neutro, Extremo Signo, Fly Skuad, Maiangazz e Verbal, quanto aos homenageados com excepção a Phathar Mak e Yannick todos estiveram presentes.

Já nem se pode falar de atrasos no inicio dos show realizados em Angola, é algo que se possa dizer ”é normal”, e desta vez essa não foi a única falha, entre elas a qualidade do som e a pouco divulgação, facto que resultou em fraca aderência. As falhas viam-se a olhos nus, infelizmente é um facto que não podemos esconder e sobre isso, Gansta declarou que houve muita promessa de apoios e de promessas não passaram, o espectáculos foi realizado quase com fundos próprios e graças a boa vontade de algumas pessoas que honram a sua palavra, ao qual muito agradece.

As fotos tem a assinatura do Kratos para o www.lusohiphop.net a quem agradecemos por disponibiliza-las a tempo de fazermos esta pequena reportagem.

CFKAPPA | RAPPERS – A “Raça” Musical mais Mesquinha


Se conseguiu chegar até a primeira frase sem julgar o título pelo conteúdo, ou me xingar antes mesmo de ler, então receba os meus sinceros cumprimentos. Você é um óptimo leitor e humano. Tem se dito por aí para não julgar o livro pela capa, então é isso aí, agradeço por ter seguido esse conselho, e prometo que explico o meu ponto de vista nos parágrafos que se seguem. O Hip Hop (movimento onde encontramos o RAP inserido) sempre foi caracterizado por ser um estilo de intervenção, onde os artistas várias vezes exprimem o seu descontentamento perante uma variedade de coisas (sejam elas mais globais que afectam a humanidade, ou tão pessoal que afecte a si), e também exprimem alegrias. Sempre foi comum ver “rappers” em disputa verbal com outros “colegas de profissão”, sendo umas mais violentas que outras, mas sempre existiu, e falando num contexto mais angolano, vimos casos como Kalibrados vs. Mc Morte, Army Squad vs. Kalibrados, Ikonoklasta vs. Raftag, MCK vs. SSP, Dji Tafinha vs. Kid MC, e enfim, só para mencionar alguns. Não importa há quanto tempo você ouve Hip Hop angolano, mas se o faz há no mínimo 1 ano, já deve ter pelo menos ouvir falar de algum deles. O que quero com isso dizer é que hoje em dia, os fazedores de Hip Hop têm saído dos factores “normais” que os levam a ter um impacto verbal entre si, para procurar vivamente por alguma coisa para ter “beef”. Descodificando ainda mais o que pretendo dizer é que ultimamente os rappers têm se importado com coisas demais que não têm nada a ver consigo, só para ter o que falar nas músicas (se calhar), ou para ter uns pares de aplausos a mais. Cada vez mais os rappers têm assumido uma posição de protecção talvez quase patriótica, mas doentia para com o Hip Hop; Sendo assim, os tais defensores agem como aqueles pais que querem saber de tudo sobre o filho, com quem vai sair, porquê, privar disso e aquilo, e exagerar às vezes. Existem imensos factores com que os rappers deviam se preocupar menos (só para não dizer NÃO METER O BEDELHO MESMO) pois são coisas que não os afectam directamente, portanto não há motivos para se stressarem e fazer isso tema de música.Já foi novidade (e até engraçado) quando as primeiras pessoas cantaram sobre o fulano que mudou do Hip Hop para o Kuduro/Semba, do sicrano que vestiu calças que o apertam, do beltrano que fez ou deixou de fazer. As perguntas que eu faço são:

a) O facto de um artista mudar o estilo afecta directamente a vossa carreira? Na minha opinião só deve afectar no sentido de te proporcionar assunto para escrever.b) Será que vale a pena te esperneares porque um artista mudou de ideais e agora é o que ele sempre criticou? Que impacto tem isso sobre ti?c) Alguém o pediu opinião sobre o erro que alguém cometeu? Não acha que é um assunto que essa pessoa deve tratar com Deus e a sua consciência sem intermediários que nada têm a ver com o assunto?

Pois é, infelizmente temos nos tornado cada vez mais “mesquinhos”, criticando assuntos cada vez menos relevantes, colocando os nossos dedos em assuntos que não nos afectam directamente nem mudam a nossa vida, e levando esses assuntos em músicas, quando podíamos muito bem ligar para o artista em questão e dizer: “Olá, tudo bom, não gostei das t-shirts que tens vestido ultimamente. Obrigado”. Claro que para um bom entendedor, saberá que esse exemplo de frase foi propositado para fazer a menção sobre o que devíamos guardar só para nós e acabamos por desperdiçar 8 linhas a falar sobre. Acho que como rappers, devíamos nos preocupar com coisas mais relevantes, e se for irrelevante (uma vez que o Hip Hop é liberdade de expressão), que não precise ser um Bullying constante contra os outros fazedores de música.

Já inúmeras vezes presenciei discussões estilo Cristiano Ronaldo vs. Messi sobre o artista X, Y, Z que agora é chamado “falso” porque resolveu trocar de estilo musical. Acho que é das discussões mais populares nos dias de hoje, no mundo do Hip Hop angolano. Rappers são os únicos praticantes de música que simplesmente se sentem atordoados quando “um dos seus” pratica outros estilos musicais. Começa o alvoroço interminável. Aqui surge a pergunta: Será que é assim tão importante manter uma única identidade musical/artística?
E para o caso de Leonardo Da Vinci que tinha 1500 ofícios em vários ramos da arte? Deveríamos o ridicularizar também?Artistas “normais” de outros estilos costumam dar força ou se manter calados quando algo do género acontece.
Bruno M ficou kudurista. Houve algum beef do tipo: “Volta lá para o teu rap?”. Puto Português canta Semba. Houveram beefs do tipo: “Abandonaste o Kuduro. Decida-te. És um falso” mas nós (rappers) somos os mais preocupados do mundo, que nos magoamos profundamente quando alguém varia as suas tendências musicais. Mais uma vez a pergunta: Será que é mesmo importante assumir um único estilo musical? No final do dia, quem vai enfrentar a vergonha de uma má escolha por mudar de estilo ou a glória pelo mesmo motivo não é o artista em questão? Ou somos nós?
Então, mais uma vez o meu apelo para nos preocuparmos apenas com o que é relevante e deixar as pessoas fazerem o que bem entenderem. Se fosse uma questão de preservar a “essência”, não estaríamos a cantar em instrumentais Dirty South mas sim aqueles a estilo MC Hammer, Afrika Bambaata e Vanilla Ice. Mais trabalho, menos fofoca.

OS FACTOS QUE MARCARAM 2011

ANGOLA

MANIFESTAÇÕES
Marcou a abertura do ano o show de Bob da Rage Sense no cine Atlântico, numa altura em que a crise que vivia-se em muitos países africanos foi a inspiração para a marcação de uma manifestação em Angola, alguns rappers analisaram os problemas sociais que o país vivia e advertiram a todos os angolanos que se identificavam com a mesma causa para aderirem a um acto pacifico reivindicando assim uma governação mais transparente. Assim aconteceu, alguns jovens saíram as ruas, e acabaram presos, a partir desta data muita coisa mudou, as portas que estavam encostadas não abriram, fecharam.
Segundo uma consulta a alguns rappers, ficamos a saber que diminuiu-se drasticamente a divulgação de música rap nas rádios e televisão, bem como entrevistas nos habituais programas de promoção da música angolana.

REDES SOCIAIS (BLOGS-FACEBOOK-TWITTER)
O problema da divulgação da música rap nas rádios e televisão elevou as redes sociais de fonte alternativa para fonte principal de divulgação da música rap. Bloguistas são bastante aliciados para publicar as músicas e tornaram-se peças bastante importantes dentro do movimento, nasceram muitos blogs de hip hop.
Sabendo do importante papel que desempenham no movimento, Bloguistas ou bloggers (como preferirem) sentaram para concertar ideias, dai surgiu a ideia de realizar uma actividade de beneficência, rappers e bloguistas levaram alegria a crianças necessitadas angariando donativos num jogo de futebol salão, realizado no campo da rádio nacional de Angola, isso foi o principio, até ao final do ano mais dois jogos aconteceram, um com a parceria do Movimento Faz Cultura e outro com a Masta Kappa.

SHOW DA LUSOFONIA

A ideia foi boa, resultado de alguma inexperiência, o primeiro arranque para a realização do show da Lusofonia falhou, 90% dos artistas convidados não confirmaram presença no show, na segunda tentativa ai sim arrancou o 1º festival hip hop da lusofonia em Luanda, no estadio da cidadela desportiva, no mesmo palco estiveram Boss Ac, Marcelo D2, Black Company, Azagaia, Duas Caras e Boy G, Gabriel Pensador, Extremo Signo, Ready Neutro e muitas outras estrelas que brilham no rap lusófono.

ALBUNS VS MIXTAPES
Em 2011 os álbuns perderam lugar para as mixtapes, ou seja mais mixtapes foram lançadas, e por trás de muitas destas obras destacou-se o nome de READY NEUTRO pelas participações, poucas foram as mixtapes que não tiveram a participação deste C.E.O. da YEBA Entretenimento. E as músicas com mais versões foram o Aleluya de NGA e a A Diferença do Sandokan.

UNIVERSIDADE DO HIP HOP
Uma iniciativa louvável, o espaço submeteu a debate muitos assuntos relacionados a cultura hip hop, bastante instrutiva, a universidade mesmo sem apoio contínua firme e a boa vontade tem sido a grande força de incentivo.

EXPLOSÃO DA ZONA 5
A pesquisa confunde-se entre dois factos, o sucesso das músicas do grupo e o uso das músicas nas publicidades da UNITEL, 43% dos inqueridos justificam o sucesso da Zona Cinco ao facto das musicas serem usadas no marketing da UNITEL, mas o facto é que a reacção do público aos shows é bastante positiva e não restam duvidas que foram o grupo que em 2011 mais sucesso tiveram.


KID MC CONQUISTA TERCEIRO LUGAR 
NO TOP DOS MAIS QUERIDOS DA RADIO NACIONAL DE ANGOLA

DJ SAMURAI o boss da MADTAPES, falou sobre a conquista do KID MC “Queria em primeiro lugar parabenizar o meu tropa Kid Mc pelo 3º lugaralcançado no Top dos Mais Queridos (RNA) 2011. Só o facto de ter estado entre os nomeados, já foi motivo de orgulho e satistação da minha parte, não só por ser da casa Mad Tapes, mas por ser sobretudo um grande amigo.
Um amigo que sempre soube partilhar as suas ideias comigo afim de contribuir para o crescimento da Mad Tapes, alguém que me reconmendou e disse para trazer o Fly Skuad, Lucassio e Balta P para dentro da label,…,
 …foi realmente emocionante o momento em que ao mano foi atribuido o 3º lugar neste Top, ficando apenas atrás de grande figuras do nosso Music Hall, no caso o Puto Portuguêse a lenda viva Paulo Flores”.

BIG SHOW CIDADE MENOS KOOL SEM KLEVER(*)
Big Show Cidade é o tradicional programa de hip hop da rádio Luanda, existe desde 1998, emitido aos domingos, e tem a duração de 1:30min aproximadamente, para além de ser o único da emissora, era a ponte (sim ERA) entre todos amantes da cultura, o actual facto é que a substituição do Kool Klver para um outro apresentador matou a natureza do programa, deixando indignado todos os ouvintes. O programa ainda existe mas é dado como morto. Independentemente dos motivos que levaram a esta decisão, a Rádio Luanda não tem noção de como ficou estragado o capim depois da luta dos Leões.

MC K VS DINO CROSS
Textos pesados de Dino Cross sobre o MC K levaram a uma resposta de Katró, deixando transparecer um clima de desarmonia entre ambos, quando na verdade tratavam-se divergências de opiniões, um escreveu e outro respondeu, tão simples como isso, apesar de que para a opinião pública tratou-se de um beef ou uma estratégia de Marketing para ajudar a promoção do álbum proibido ouvir isso, o que não corresponde com a verdade nenhuma das duas opções.

SHOW 20 ANOS DE CARREIRA DOS SSP
Um dos factos que mais marcou o ano de 2011 foi o grande show dos SSP no dia 3 de Setembro no Estádio dos Coqueiros, KUDDY, PAUL G, JEFF BROWN E BIG NELO, foram bastante ousados em escolher o estádio dos Coqueiros em Luanda para a celebração dos seus 20 anos de carreira como SSP.

O facto é que os meninos de ouro como carinhosamente são chamados, conseguiram depois de 20 anos de carreira encher um estádio de futebol num show sem precisar convidar outros artistas, provando assim a sua popularidade, Segundo Daniel Nascimento, SSP é uma parte importante da nossa historia.
Quanto ao show bloguistas e jornalistas foram unânimes em afirmar que foi sem sombra de dúvidas o melhor show de 2011, no capitulo hip hop e um dos melhores da carreira dos SSP sobretudo por ter sido com banda.

 (*) – BIG SHOW CIDADE MENOS KOOL SEM KLEVER – frase de Balumukenu hip hop


MOÇAMBIQUE

Bem Vindo 2011  

2011 começou com muitos exageros que enalteceram o nome de Dygo Boy e Guyzell, que mais tarde resultou na criação da label “Turma do Exagaro Music”,  mas o grande acontecimento que marcou o principio do ano está relacionado a DJ Dabo, o homem por trás do grupo Dabo Boyz e artista revelação pelo impulso cidade, (programa radiofónico da rádio cidade), o lançamento do videoclipe da música “sem travões” foi sem dúvidas um sucesso para os Dabo Boyz e em particular para a RAINHA DA SUCATA, que conheceu uma nova fase na sua carreira.


Musica Moçambicana

O programa televisivo Atracções, dedicou o ano apenas divulgando videoclipes moçambicanos, um incentivo para a valorização da música feita em Moçambique, o mesmo programa conseguiu provar  que as restantes estações não dão o devido valor a música local, instalou-se a partir dai uma serie de debates intermináveis que presume-se não ter tido o desfecho desejado.


SHOW DO ANO(hip hop)

Aconteceram inúmeros show durante ano, todos deram o seu melhor, mas a pesquisa atribuiu um reconhecimento carinhoso ao show da Iveth no franco moçambicano, a Cotoneth Records conseguiu encher a casa e melhor do que isso realizar um show que agradou a todos os presentes.

O REGRESSO DA LIZHA JAMES

Depois de um ano ausente dos palcos, Lizha James volta em grande num show realizado pela Bang Entretenimento, no Gil Vicente, foi o espectáculo a nível nacional que reuniu o maior numero de pessoas, diz a imprensa que Lizha James apareceu no seu melhor, e deixou claro que Rainha que é Rainha jamais perde a majestade.


AZAGAIA

Mano Azagaia brilhou dentro e fora de Moçambique, duas deslocações para Angola para o festival hip hop da Lusofonia, e algumas participações, mas nem tudo foi um mar de rosas, Mano Azagaia chegou a conhecer a prisão, e com isso passou a ser vitima de piadas, de manchetes dos jornais, mas nada disso abalou a sua carreira, continua com o mesmo palmarés precisando apenas de aparecer com novo trabalho para alimentar as ruas.

Hernâni da Silva
Na verdade não há nada que se diga deste jovem que as pessoas não saibam, bom punchliner e tido por muitos como o melhor rapper de Moçambique, 2011 Hernani não abrandou a karga, pelo contrario traumatizou no freestyle lights up com Hood Prof, com um desempenho fora daquilo que habituou aos seus fãs, provando a sua habilidade, fez sete participações para músicas de artistas angolanos, entre eles Vui Vui e CFKAPPA.

BANG O INOVADOR
BANG surgiu com a ideia inovadora de criar um canal televisivo exclusivo ao entretenimento, nasceu a ECO TV, televisão que emite para Maputo e arredores, videoclipes e tudo relacionado com o entretenimento, a ideia foi seguida por outras individualidades que tornaram competitivo a estreia e a divulgação dos videoclipes.
Sobre está iniciativa do BANG, André Manhiça falou a nossa reportagem o seguinte:
“boa iniciativa a abertura de um canal de tv só de entretenimento isto e, um canal temático dedicado a musica, vídeos porque já fazia falta dado que os outros canais passavam vídeos em horas especificas quando veiculavam programas de entretenimento. Este canal Ecco tv vem preencher uma lacuna que existia na midia no que concerne ao entretenimento. Era “chato” passe a expressão um musico produzir um vídeo gastar valores monetários e ver seu vídeo a passar raras vezes. Isto era aborrecido, quase só “deitar fora” o dinheiro. Agora sim já ha um canal que passe o produto do trabalho dos nossos artistas. Esta de parabéns o empresário Bang sim senhor uma boa iniciativa, agora só temos que apoia-lo porque beneficia a nós próprios.”
MIXTAPES
Tal como Angola, Moçambique também teve registou mais mixtapes do que álbuns, neste processo muitos artistas destacaram-se segundo a nossa pesquisa, não vamos citar nomes mais certamente desta lista o Green Revolution do Teknik e Becos e Ruas do Bilimbão constam entre os melhores a quantidade de download não deixa mentir.
OS DESCATADOS DE 2011

Este capitulo acaba sendo engraçado pelo facto de todos estes brilharem ja no fim do ano, imagine um trabalho árduo durante o ano todo ofuscado por outro apenas entre Novembro e Dezembro? Foi exactamente isso que aconteceu. 

O facto é que TRIO FAM com o A Caminho do Txova, Duas Caras com Charles e single e o K9 com facas foram os mais acreditados do ano de acordo com resultado de consultas publicas no facebook, twitter e por e-mail.
TRIO FAM apresentou uma mixtape que de mixtape só mesmo o nome que o grupo atribuiu, gentileza chamar aquela obra de arte mixtape, porque na verdade A Caminho do Txova soa mais a um álbum, com a diferença de ter sido distribuído gratuitamente, no entanto valeu a pena o tempo de espera, a repercussão do álbum é bastante positiva.

DUAS CARAS o brada arregaçou as mangas e trabalhou com mais empenho em 2011, começou o ano ainda com a ressaca do sucesso da compilação da gpro, sucesso este que arrastou-se ate ao fim do ano, em Setembro com Azagaia representaram Moçambique no festival hip hop da lusofonia, realizado em Luanda e para fechar o ano o vídeo clipe do Charles foi ao ar e trouxe de volta Duas Caras a actualidade noticiosa, dai só foi marcar, grande golo foi o show o Regresso do King e o lançamento do single do álbum. 

K9 teve um ano bastante agitado, factos que serão relatados numa reportagem aparte.

RELAÇÃO BILATERAL ANGOLA-MOÇAMBIQUE
Como sempre altos e baixos e por vezes competitivas, muitas paginas salgadas, mas o destaque vão para o processo de união.
LIZHA JAMES e CABO SNOOP – representaram Moçambique e Angola respectivamente, no Channel O Vídeo Music Awards, um dos mais importantes concursos que premeia  a música africana, realizado em Joannesburg, em 11 de Novembro, os cantores foram as grandes atracção da noite, e actuaram no encerramento da noite.

HERNANI DA SILVA E CFKAPPA
A cumplicidade destes dois rappers vem de longe, e cada vez mais CFKAPPA estreita laços de irmandade com Moçambique, para alem do Hernâni da Silva, o álbum um em um milhão teve também Kloro e Azagaia.
Papos do twitter acreditam num possível trabalho conjunto entre CFKAPPA e Hernâni da Silva, e os blogs já divulgaram uma musica dos dois, esperamos que 2012 o hip hop seja brindado por esta união.

DINO CROSS MIXTAPE FREE DOWNLOAD

Fases do Rap Angolano! FREE DOWNLOAD!!!!
Fases do Rap angolano é a proposta que Dino Cross apresenta em forma de mixtape para dar a entender o percurso que o rap angolano teve nos primeiros anos da sua afirmação. Este é o volume I de III ou IV, e nela constam nomes como SSP, Nelboy das Da Burdha, Simimi Ni Moyo, Coligação Forever, Donna Kelly, Bell B, Girinha, GP, Afrodity, Yong Squad, Esquadrão 8, Big Squad, Grito de Consciência, Hemoglobina, Phathar Mak, Kool Klever, Ikonoklasta, MC K, Gutto, Warrant B, Army Squad, Negro Bue, Heavy C, Man Killa, Kalibrados, Leonardo Wawuti, Jeff Brown, Lizha James, Mr Arssen, Vui Vui, Extremo Signo e The Magic MC.
Parte das músicas são antigas e conhecidas e as outras nem tanta pelo menos pela nova geração de consumidores do rap feito por angolanos, para alem do valor documental esta mixtape torna-se mais interessante pelos remixs e misturas feitas nas músicas.
O critério da selecção musical foi aleatória entre as músicas que marcaram uma época, baixem e divulguem, afinal isso é historia.

(BEEF) A CARAPUÇA ME SERVIU!

Fui alertado sobre um artigo num blog onde se pretendia reportar as vendas do disco do CFKAPPA e do Edy Shine, mas acabaram focando um aspecto que na minha opinião não corresponde com a verdade na totalidade.
clareando um poucos sobre o que realmente se passa, quero antes reconhecer que essa maré não está tão alta como estou a fazer crer, pela primeira vez estou a perder tempo com um assunto sem importância, mas como não quero alimentar atitudes da mesma natureza, achei por bem responder, já que a carapuça me serviu, senti-me bastante ofendido, coisa que incentivou-me a ter essa reacção, não o faço só pelo direito de resposta, mas pela engraçada e patetica que é essa novela.
Houve de facto um mal clima na venda do Album do CFKAPPA e Mixtape do Edy Shine, mas nada que justifica este comentário no DJ Nkappa ” Estive na venda dos putos CFKAPPA e Edy Shine, e a pouca vergonha desse hip hop também se faz presente. Vi nomes sonantes e até pessoas que dizem a todo custo defenderem o bom rap que se faz nesse pais, comprarem só o álbum do seu amigo que para a maioria das pessoas era o CFKAPPA. Nada contra o CFKAPPA, és bom e prova disso fui comprar o teu álbum sem ser teu amigo, Estou a falar do comportamento desses indivíduos, fazedores e bajuladores de opinião que nem sequer foram saudar o puto Edy, só por não ser da conveniência. Até bloggers, vi fazerem cobertura romântica, até parece que postar o Edy Shine não seria noticia nos seus blogs”.
Fiquei parvo ao ler esse comentário do “NKAPPA” e perguntei a mim mesmo, “O Nelson sabe que eu também la estava, e escreve isso? está a fumar o que esse?” e resolvi responder só pro Nelson ver a patetice que foi esse comentário, meu amigo Nelson Campos AKA Dj Nkappa, que se passa contigo? conheço-te faz 11 ou 12 anos e sempre tiveste atitudes cívicas em relação ao movimento hip hop, sempre apareceste como inteligente e com ideias revolucionários, mas consigo perceber que o tempo não ajudou-te a enriquecer ou amadurecer os teus conhecimentos e se for a julgar pelo que escreveste, paraste no tempo, peço-te que recordes dos tempos que aparecias como inteligente e volta a ler, não consegues ver uma certa parvoíce ai?
Falaste atoa quando dizes que viste as pessoas a comprar só um disco, a quem tu chamas fazedores e bajuladores de opinião? Nelson não tens inteligência suficiente para perceber que já não estamos no tempo em que ser underground é falar mal dos SSP? não te quero ofender, mas por favor escove os dentes antes de falar mal dos bloguers, não tens noção da importância da nossa actividade e que contributo damos ao movimento, ninguém tem bla bla blás contra o Edy Shine, você julgou errado, para certificar que falaste atoa, navegue pelos blogs e verás que as reportagens fazem menção da venda do Edy Shine e do CFKAPPA. Nelson eu ate percebi a tua ideia pacifica, um contributo harmónico seria todos irmos saudar o puto Edy Shine, mas não o fazer é crime? eu nunca fui apresentado ao puto, comprei a mixtape dele, alias quase todos compraram, mas tal como eu muitos não assinam mixtapes, eu pelo menos nunca pedi autógrafos nas mixtapes que compro, MAS COMPRO e já agora ninguém é obrigado a ir saudar, basta comprarem o disco e pronto, quanto ao CFKAPPA, o que os teus olhos registaram foi uma equipa de amigos cada um a dar o seu suporte na venda do álbum, querer quebrar esse laço é um acto de inveja, deverias ter ouvido os 2 lados já que o teu comentário nos colocou de lado oposto, para apurares os factos como eles são.
Não falo pelos outros mais quanto a mim, eu sou sim formador de opinião sobre o hip hop da banda, não é um titulo que alguém atribuiu-me, mas sim o mérito por tudo que fiz e tenho vindo a fazer em prol do movimento hip hop, mas bajulador ou algo parecido não o saberia ser, ate porque nesta estrada que é o hip hop angolano conheço todos os becos e buracos e deixe-me ser um pouco convencido, bajular a quem pai? não vês quão impensável foi este teu comentário? desculpa-me por esta pergunta parva: estavas lúcido quando escreveste isso? sim, estou a ironizar sim, porque para quem reclama o suporte a venda do Edy Shine, um comentário como este claramente cria uma espécie de desarmonia e não é o seu ideial com certeza. Todos os outros bloggers preferiam ignorar este assunto, mas eu contrariando a todos e mesmo decepcionando-os pela minha atitude, gostaria que soubesses que edificar a paz não é ofender os outros, queria ser um pouco mais grosso chamando-te de burro e bla bla bla, mas eu ate sei que não és burro, nem pateta e se te chamasse de palhaço como tencionara estaria a te ofender, não é o meu propósito, nem quero alimentar beefs, já sou mais velho, hip hop é cultura, não é guerra, se te ofendi de alguma maneira, não peço desculpas, porque desculpas depois de palavras proferias não diminui a dor, se estas a sentir essa dor, então estamos todos a sentir o mesmo. Ofendeste a todos que têm por actividade dinamizar o hip hop com os seus blogs sem serem remunerados.
Tal como eu, tu não precisas invejar a ninguém, por favor tenha um comportamento cívico, seja mais inteligente que eu, ignore-me e não responda, afinal já es mais velho, procure dar o teu contributo ao hip hop naquilo que melhor sabes fazer, eu sei que não é só invejar, Nelson não deixe que eu use essa frase contigo “A critica infundada é o imposto que a inveja cobra ao mérito”.
Dino Cross

JEFF BROWN | O POETA LANÇOU ONDAKA

ONDAKA é o segundo álbum a solo de Jeff Brown, que veio a publico 7 anos depois do primeiro, trás 14 faixas e apresenta um Jeff totalmente diferente do que conhecemos nos SSP, é na verdade a afirmação de um artista maduro.
Fora do conceito do hip hop, ONDAKA é um álbum com identidade africana, com a maior parte das músicas cantadas em Umbundu, língua mais falada no sul de Angola, o disco é dedicado as raízes culturais do Bie, terra que viu nascer o “Poeta Culanda”, um personagem que revela a identidade de Jeff Brown com Angola.
Duas novas músicas estão disponíveis para download, preparem-se para conhecer o Poeta Culanda ou melhor um Jeff Brown totalmente despido da capa SSP

Show unitel top 10

A Step Models realizou sábado 4 de Junho o show Unitel 10 Anos consigo, no pavilhão da Cidadela desportiva em Luanda, comemorando assim os 10 anos de existência da segunda e maior operadora móvel do pais.

NOTA 10 foi o nome atribuído ao espectáculo que tinha como objectivo reunir 10 bons artistas, dos quais 5 nacionais e 5 estrangeiros, os artistas angolanos chamados para celebrar os 10 anos da Unitel, foram: Nicol e Walter Ananas, Big Nelo, Paul G, Perola, Anselmo Ralph e Zona Cinco, e os estrangeiros chamados foram Ciara, Fat Joe, Dj Scratch, Lil Kim e Timberland.

Como todos os show, este também houve erros e graves, pela primeira vez a UNITEL falhou, ou seja a Step Models falhou, atrasos, bilhetes vendidos alem da capacidade do recinto, e muitas outras factos que reprovam a o nome dos show como NOTA 10, muitos saíram do recinto bastante decepcionados, pelo facto de que entre os artistas estrangeiros chamados só o TIMBERLAND apareceu.

É bem verdade que público merece um esclarecimento bem mais convincente sobre o real motivo da ausência destes artistas anunciados, mas fazendo uma leitura sobre a performance dos artistas nacionais, os estrangeiros fizeram bem não ter vindo, porque de certeza sairiam surpreendidos com a força da música angolana, alias não precisamos esconder que pediram pra retirar do palco TIMBERLAND porque estava a cansar.

O show foi nota 7, porque os artistas angolanos não deixaram que a rocha chegasse a cidadela, a Karga começou com Nicol e Walter Ananas que trouxeram na mochila o Mr Skini aka Mr etc, aka Cage One que levou muitas jovens a ficarem ronca logo no inicio do show, mais isso só foi aquecimento, afinal “Galinha não acompanha pato” que o diga Big Nelo que com 20 anos de carreira continua uma das figuras que mais Karga dá, aparentemente de férias no Rap, actualmente este líder dos SSP apresenta temas mais TOPS e com coreografia mais Kuduro para os seus bailarinos, que sem medo de errar deram muita surra durante o evento. Paul G foi anunciado apresentador do espectáculo mais não resistiu e actuou brilhantemente e ficamos sem muitos comentários, Paul G está de facto noutro nível, teve uma das melhores entradas em palco, até agora continuo a bater palmas para a Pérola do Oceano Atlântico, a nossa orgulhosamente angolana Pérola que começou a sua performance recordando e valorizando um passado doce que foi a buê de beats, e para fazer isso Sandokan subiu ao palco e juntos interpretaram o tema break it, mas n foi suficiente para comparar-se com o sucesso da música “I Wanna Let you Know my name” , um momento especial foi quando vestiu a saia para cantar o seu tema mais tradicional, “comboio” na língua nacional Humbundo. O que se espera da performance de Anselmo Ralph num recinto cheio de mulheres? foi sucesso total, mulheres a cantarem e homens a invejarem, a inveja tem tanta força que o homem que reporta decidiu não argumentar mais, nem mesmo fazer menção da presença se Sandokan em palco, simplesmente decidiu meter um ponto. Se quisermos falar de Swag é melhor chamar-mos os Zona Cinco, esses manos estão no seu melhor e fecharam em grande a parte dos artistas nacionais, estão de parabéns de facto. Logo em seguida o dj que acompanhava o Timberland levou-nos a um momento de freestyle onde brincou com o scratch para misturar vários sucessos começando com Rick Ross BMF, Impire State of Mind de Jay Z e 2Pac, o DJ não foi apresentado pelo que ficamos sem saber se era o tão esperado dj scratch ou apenas o Dj de Timberland, que se certa forma conseguiu animar o já exausto público, que suavizou com a entrada em palco de um gordo dono de inúmeros hits de nível internacional, estamos a falar de TIMBERLAND, o homem que usou a maior parte dos hits que produziu para outros artistas na sua performance, alias é assim que os produtores actuam, mas também interpretou muitos temas da sua autoria. A dada altura a ansiedade em ver os restantes artistas internacionais publicitado, a actuação do Timberland ficou comprometida e custou ao publico mostrar simpatia, e corresponder positivamente com o interprete, este facto levou alguém ao palco que gentilmente pediu a TIMBERLAND pra incurtar a sua actualição, este recusou-se afinal faltavam 3 temas que as interpretou sem muito sucesso. Até ai ninguém ainda sabia que Ciara, Lil Kim e Fat Joe não subiriam ao palco, casa cheia e todos ansiosos, uma voz do backstage anuncia o fim do show, para a total decepção do publico presente.

Quanto aos possíveis motivos da ausência dos artistas americanos, apostamos no facto de que teriam eles agendado actuação em 3 países em dias seguidos, sendo sexta-feira na África do Sul, sábado em Angola e Domingo em Moçambique, provavelmente o cansado não permitiu que estes chegassem até a Angola, estas e outras hipóteses mais não o que a Karina Barbosa em nome da Step Models disse “não aldrabamos ninguém, simplesmente mudamos de artistas”, também é verdade que para quem está ligado ao negocio do entretenimento isso é natural acontecer, nunca foi fácil trabalhar com artistas.

Só lamentamos o facto de que o nome e o prestigio da UNITEL, esteja envolvida nesta situação, vale a pena recordar que é a primeira vez que a parceria entre a STEP MODELS e A UNITEL falha, nem por isso devemos retirar a credibilidade e confiança, afinal o percurso das actividades realizadas pela Step Models ainda assim garantem bastante segurança.

As nossas Zungueiras aproveitaram o show para fazer o seu comercio

Bizo a nova musica de Duas Caras (verdade)

No dia 1 de Abril publicamos uma musica como sendo a musica que marca o segundo regresso do Duas Caras a Gpro, foi 1 de Abril, no entanto foi a nossa brincadeira, em prol da data que assinalamos todos os anos da mesmo mandeira, para quem lembra-se na mesma data no ano passado noticiamos o união os 4 elementos fundadores dos SSP.

O nosso pedido de desculpas acompanha com a mas recente musica do Duas Caras para alimentar as ruas, deste vez é verdade.

KARA BOSS – BIZO – DOWNLOAD

EXCLUSIVO: SINGLE JEFF BROWN

Jeff Brown como já é de costume escolheu este blog para em primeira mão divulgar as suas novidades, tratado como o coração dos SSP, Jeff Brown traz-nos a boa nova, um casamento com a sua identidade africana, um trabalho bastante maduro e que foge um pouco daquilo que é o Jeff Brown dentro dos SSP.

Vale apena recordar que Jeff nasceu a 25 de abril na Província do Bié, em Angola e o seu nome de registro é Adalberto Bernardo Almiro Culanda, começou a sua carreira musical nos SSP a princípios do ano de 1994.

Com uma breve passagem pela televisão como apresentador do programa Tchilar do canal 2, conhece o cantor wyclef Jean que o convida a gravar uma musica que fará parte de uma colectânea do cantor americano.

Ondaka é a nova proposta discográfica do cantor com tendência musical moderna e afro-folclórica, uma obra gravada em Angola e Africa do sul e misturada totalmente em França.

Com 13 faixas musicais o disco conta com participações de músicos angolanos e sul africanos, destaque para uma composição musical de Beto de Almeida e produção de Lito Graça (Semba Manter).

Do single promocional constam as faixa “intro AMANDJANGUE” um canto folclórico popular em umbundu que fala sobre o regresso as origens, ROCK YOU, uma fusão entre o rock, dance e kuduro numa rotação de 120 BPM… uma temática simples e melodia agradável e MENINA FELINA (wafina) wafina quer dizer bonita em umbundu, uma singela homenagem as mulheres, sonoridade influenciada pelo samba e dance music.

SINGLE PROMOCIONAL – DOWNLOAD

JEFF BROWN | NOVO SOM

Já antes anunciamos que Jeff Brown estava a preparar o seu álbum, e recentemente chegou-nos a informação que Jeff esteve na França para arranjos finais e misturas do disco, tudo isso são sinais de que está quase, Kool Klever no Big Show Cidade também reforçou os rumores fazendo menção da nova postura musical deste jovem dos SSP. Quem segue o Jeff no facebook e se for atento já deve ter ouvido está música, Ele disponibilizou apenas para escuta, e nós incentivados pela pressão dos fãs, captamos o som que aparece aqui sem muita qualidade e com o próposito único de mostrar um pouco do que o Jeff tem vindo a fazer.

Vale a pena dizer que o Jeff Brown está com uma postura fora daquilo que o conhecemos como membro dos SSP, está mais ecléctico e as mudanças são visíveis.
Jeff Brown – Menina – DOWNLOAD

Raiva – Estado de Alerta

Todas as sextas-feiras até ao lançamento do álbum conjunto com o Raptile, o raiva vai lançar um hit para as ruas, e desde que começou este processo, estamos na quarta semana, o que significa que já temos para o público três músicas, a quarta esta a ser lançada neste momento, como o nosso blog ultimamente não tem conseguido acompanhar a pedalada da velocidade das actividades do hip hop, aproveitamos para divulgar todos as track de uma única vez

Raiva ft.Nga, Extremo Signo, Abdiel e Cmc-Alleluya.zipDOWNLOAD
Raiva, Brizzo, Reptile e Slash-Nigga não me toquesDOWNLOAD
RAIVA FEAT JOTTAH – MOVE – DOWNLOAD
Raiva e J-Scobar-Hustla(Definição)DOWNLOAD