Big Nelo diz ser a última caminhada de Jeff Brown nos SSP e as redes sócias contrariam a afirmação com o argumento de que já houveram vários pronunciamos de últimas performances do grupo.
Os internautas alegam que os SSP depois de terem anunciado o fim voltaram a ser artistas de cartaz, portanto esse é mais um caso a não levar a sério.
Sustentando a desconfiança dos internautas, em declarações a TPA Paul G diz ter fé que não é um ponto final, mas sim uma virgula na historia do grupo.
É sobre o Jeff deixar de cantar com os SSP que abordamos no #E09T03 do Podcast mambos HipHop da banda.
Se fores uma daquelas pessoas que gostaria de saber a idade de Big Nelo, saiba que o homem da Karga esteve em entrevista com Dino Cross no programa Mix Hip Hop.
Naturalmente a idade de Big Nelo não foi o foco da entrevista, inevitavelmente falou-se sobre os SSP, a sua carreira, como vê o mercado musical e vários outros aspectos.
Entre os pontos referidos, o líder dos SSP, realçou o facto de que o seu grupo estava à frente do seu tempo, motivo ao qual a música rap passou a ter maior repercussão e aceitação tanto nas rádios como na sociedade.
veja o video.
Mix Hip Hop é um programa radiofónico apresentado por Dino Cross, Claudio Bantu e Jakline António, aos sábados das 18h as 20h na Rádio Unia FM 92.3 (www.radios.sapo.ao/radio-unia) .
Jay Lourenzo e Jeff Brown voltam a entrar em estúdio para mais uma música do seu projecto musical colaborativo. Ilusão é um remake da música Tem Cuidado dos SSP e a segunda faixa que sai a rua desta dupla, sendo que a primeira tem a assinatura do Dj Kazuza.
Não há muito para se falar sobre esses dois artistas cujo o talento não se questiona, vale a pena fazer download
Jeff Brown – Obrigado Senhor é a música que este pioneiro do rap angolano escolheu para brindar a nova fase da sua vida.
Ai está a resposta para a pergunta aonde anda o Jeff Brown dos SSP.
Kota Culanda como também é conhecido, revelou-nos que tem dedicado temas musicais ao louvor, a dirigir o coro da igreja e a gravação de um álbum.
Perguntado sobre os porquês desta mudança, o Jeff argumentou que vive um momento de bastante espiritualidade, não se revendo com muitas coisas negativas que vê no dia-a-dia, tal como referiu na música.
Para estar a par da nova sonoridade deste rapper, encontre no link a baixo a música e faça download.
Big Nelo Lenda é como actualmente é tratado o líder dum dos grupos pioneiros de hip hop em Angola, os SSP.
Tanto o grupo como a pessoa são referências obrigatórias quando o assunto for rap na lusofonia e para fazer jus ao status de lenda vários são os espaços que o homem da karga abarrotou.
Diferente não com foi com o show realizado no estádio 24 de Setembro, a 28 de Outubro (2019) na cidade de Bissau, capital da Guiné Bissau, onde o artista angolano reuniu acima dos 25 mil adeptos da sua música.
A lenda simplesmente arrasou, fazendo jus ao seu estatuto de majestade, 25 mil pessoas gritaram e cantaram com Big Nelo, clássicos do seu vasto reportório de uma carreira que já leva 25 anos.
As imagens completam os texto e confirmam as afirmações de Big Nelo quando diz “Fui muito bem recebido, só tenho mesmo que agradecer pelo carinho”
Puro Style é o grupo que juntou integrantes dos SSP e O2 (N’SexLove), este video tem como título Se Eu Te Perco, consta do album Life, e foi o primeiro video angolano a ser premiado no Channel O Video Music Awards. Seus interpretes marcaram com muito sucesso as décadas 90 e 2000, estando actualmente alguns deles a seguir com a carreira a solo, como são os casos de Jeff Brown, Walter Ananaz e Big Nelo esse último que até então tem vindo a ter um percurso abençoado no sentido de até então não ter conhecido o insucesso.
“se você já foi ou é fã deste astro da música angolana e quer ele de volta na trilha e nos palcos, junta-te à corrente de força com um gosto/comenta”
Recentemente alguns internautas manifestaram a vontade de voltar a ver aos grandes palcos o Jeff Brown, membro dos SSP, um dos grupos pioneiros do rap angolano, cujo sucesso nas décadas 90 e 2000 conquistou o universo lusófono tornando-lhes uma referência obrigatória na história .
O perfil do Facebook SP Strauv Produções deu início à campanha que teve repercussão “razoável” no facebook, mas ganhou atenção em alguns grupos de rap no whatsapp, “se você já foi ou é fã deste astro da música angolana e quer ele de volta na trilha e nos palcos, junta-te à corrente de força com um gosto/comenta” – lê-se na publicação.
A verdade é que Jeff Brown não está parado, e quanto à vontade de verem-no novamente em “grandes” palcos, isso poderá acontecer como consequência do que tem feito hoje; Depois do lançamento do seu último álbum, Kota Kulanda como também é chamado reservou-se a família e aos projectos pessoais, e como a música corre-lhe pelas veias, criou a sua banda e passou a organizar eventos de música ao vivo num formato diferente do que nos habituou nos tempos de SSP, em locais pequenos e com um público que busca a musicalidade da alma de um artista como o Jeff Brown; Foi dentro deste conceito de show que aconteceu a sua temporada no Residencial “Sítios dos Ases” em Viana, nos meses de Abril, Maio e Junho de 2011.
A campanha nas redes sociais levou-nos até ao Jeff que convidou-nos a conhecer o seu novo evento de música ao vivo que acontece todas as sextas-feiras a partir das 20:30 no NOYORICAN, residencial, restaurante e bar, na rua 3, zona verde, bairro Benfica. Em cada edição uma mistura de novos e velhos talentos, os novatos são os que geralmente recorrem ao Jeff em busca de oportunidade para singrar no universo artístico, já os kotas são os veteranos Phather Mak, Grace Star, Livongue, Nicol e Walter Ananas, contemporâneos do anfitrião que na última sexta-feira, levaram-nos a viajar pelos clássicos.
Tal como o video reporta, Jeff Brown continua um grande artista, ficando claro que a sua capacidade de improvisar não se perdeu com o tempo, na sua performance as coisas foram acontecendo mediante as circunstância, até a entrada dos convidados não foi previamente planificada.
Acreditamos que para voltar a ver o Jeff em grandes palcos a campanha começa por partilhar esta mensagem “Se você já foi ou é fã deste astro da música angolana e pretendes ve-lo em palco, vá as “Sextas Cuyosas” todas as sextas-feiras a partir das 20:30 no Noyorican Residencial no Benfica, para indicação pormenorizada ligar para o 928701001, ou clique aqui maps://maps.apple.com/maps?q=-8.992789,13.198629e siga as indicações pelo mapa“.
Nos anos anteriores fazíamos balanço anual do dia-a-dia da cultura hip hop em Angola e Moçambique, em 2012 resolvemos fazer diferente, no sexto mês publicamos a primeira “Reflexão a Luz do dia”, que destacou o fim do programa radiofónico Big Show cidade, o mais velho dos programas de hip hop em Luanda, 6 meses depois, já em ano novo achamos que temos o compromisso de reportar os factos que mais marcaram o ano nos 2 países, e assim foi:
ANGOLA
As redes sociais foram o grande meio de divulgação da música rap em 2012, e nesta praia muitos mc’s saíram do anonimato, as rádios apesar de importantes, já não deram as cartas, os artistas rezaram para um novo santo milagroso, o “Santo Facebook”, que operou muitos milagres entre eles o milagre da fuba e do team de luxo.
Beax Box – o programa radiofónico chegou para substituir o Big Show cidade, e revelou-se totalmente diferente, bastante actual e com outro conceito, resumindo é outro formato de programa, mas no mesmo horário, ganhou vida no último semestre do ano e conquistou audiência em FM e pela internet.
READY NEUTRO, ABDIEL, EXTREMO SIGNO, NGA, ZONA 5, DJ SONECA E CAGE ONE, são parte dos nomes que mais se ouviu falar durante o ano, foram bem sucedidos nas vendas, alguns com agendas de shows repletas tanto em território nacional e bem como no exterior do pais.
FUBA – Foi a música do ano e pensamos que quanto a isso não há espaço para contestações, não há música com mais versões, a febre começou com a ideia do Cenas que Curto e Lusohiphop em reunir mc’s da nova escola para uma versão, que logo em seguida e com o carimbo do Dj Soneca saiu as ruas a música representada pelas meninas, Lubango, Maputo não ficaram atrás e dai muitas outras versões saíram da música original de Extremo Signo e Ready Neutro com sample e homenagem as Gingas do Maculusso.
Bloggers e Rappers
Mais uma vez e já para encerrar o ano, bloggers e rappers enfrentaram-se numa partida de futebol salão, afim de angariar donativos para ajudar o lar infantil AACA, graças a Deus e para a felicidade das crianças esta actividade foi um êxito, assim, no dia 30 de Dezembro, os bloggers e o Movimento Faz Cultura, recrearam com as crianças do Lar foi neste ambiente de festa que os donativos foram entregues.
SSP de novo – Um dos primeiros grupos de rap na estrada, os SSP reescreveram novos capítulos a sua historia, Paul G e Kuddy estão oficialmente de volta ao grupo, não pensam em lançar novos álbuns, apenas gerir a carreira participando em grandes shows, e assim foi em 2012, comemorando 21 anos de carreira, foram cabeças de cartaz do grande show da independência de Angola.
Velha Escola – Alguns dos rappers que começaram o movimento hip hop em Angola, há 21 anos, lançaram o disco velha escola, com a mesma pimenta da década 90. Nomes que já se ouviu falar, mais nunca foram ouvidos podem ser encontrados nesta compilação.
MOÇAMBIQUE
Foi o ano das Mixtapes, agendou-se lançamento de vários álbuns, mais assim não aconteceu, muitas mixtapes foram lançadas para que os artistas pudessem mostrar a sua habilidade e por conseguinte fruto do bom trabalho atingir outros patamares, tal como em Angola, as redes sociais ajudam muito na divulgação da música, mas a televisão dita a regra do jogo, mc’s que inventem em videoclipes têm a change do seu trabalho ir mais longe.
GPRO – o tal “próximo ano, próximo ano, próximo ano” foi 2012, e por alguns meses a Gpro não exteriorizou o seu trabalho, fez segredo do seu dia-a-dia, até que no verão realizaram o show Gpro Forever, onde anunciaram o regresso do 2 Caras e o Profless a label.
K9, Hernâni da Silva, DUAS CARAS, G2, AZAGAIA E SLIM NIGGA, fazem parte de uma vasta lista de artistas que destacaram-se durante o ano, K9arrepiou no principio do ano com a música facas e já quase no fim repetiu a proeza com o 100 tabus, o Hernâni da Silva continua o campeão das participações e como sempre sai-se sempre bem, é a sua praia, o 2Carasviajou o pais inteiro fazendo shows com o seu single “tondje emcee” e foi manchete por causa do seu segundo regresso a Gpro, os amantes do bom rap moçambicano alegraram-se com a noticia. SLIM NIGGA com a sua música pais do pandza agradou a maioria e de acordo com a nossa pesquisa, foi a música do ano.
DAMA DO BLING – Foi ousada em escolher o parque dos continuadores, para o grande show que anunciava o seu regresso aos palcos, isso no principio do ano, o espectáculo foi aderido em massa e claro voltou em grande estilo
O DESABAFO DE UM HOMEM “MANO AZAGAIA” – Azagaia levou a público a sua crise conjugal e o seu problemas com as drogras, esse foi com certeza o facto que mais marcou o ano, acompanhe a entrevista completa.
ANGOLA E MOÇAMBIQUE – RELAÇÃO BILATERAL
PONTOS POSITIVOS
LIZHA JAMES, PAUL G E BIG NELO
Mais uma vez nomeados aos prémios do Channel O, os artistas uniram-se e fizeram companha para angariar votos, um compromisso de representação da lusofonia, não descansaram, e acabaram vencedores só por terem sido nomeados.
GPRO, AZAGAIA E HERNANI DA SILVA EM ANGOLA
A Gpro foram os artistas de cartaz no grande show alusivo aos 20 anos do hip hop angolano, entre os convidados de honra, mano Azagaia também fez-se presente ao show.
HERNANI DA SILVA Representando Moçambique, esteve em Luanda e participou do jogo de futebol de carácter filantrópico entre os rappers e bloggers, e como bom jogador que é, marcou um golo. KALIBRADOS APRESENTAM VIDEOCLIPE EM MAPUTO
Num acto reservado a amigos, os Kalibrados apresentaram na cidade de Maputo o seu mais recente videoclipe
PONTOS NEGATIVOS
O caso Kalibrados em Maputo entristeceu os angolanos e com a assinatura de Sebastião Martins, lemos o seguinte artigo:
“POVOS IRMÃOS MAiS COM RELAÇÃO DE ABEL E CAIM
APRESENTADOR AGITA PÚBLICO A REJEITAR ACTUAÇÃO DOS KALIBRADOS EM MAPUTO
O apresentador do programa “Atracções” da Tv Record Moçambique, Fred Josias, insatisfeito com a não contratação do artista DJ Ardiles no espectáculo alusivo a comemoração dos 125º aniversário da cidade de Maputo, que aconteceu Sexta-Feira 9 de Novembro, criticou severamente a organização por estes descartarem a proposta apresentada pelo cantor, dando como preferência a contratação de um grupo estrangeiro, no caso os Kalibrados.
O canal 575 da DSTV, no seu programa Atracções do dia 9 de Novembro, Fred Josias entrevistou o DJ Ardiles que deixou bem claro que não foi a tempo de negociar a sua actuação ao show e que apenas entregou o orçamento por escrito ao que não recebeu nenhuma resposta, acreditando que a não contratação deste artista está relacionado ao facto deste ter apresentado um orçamento alem do normal na praça, o apresentador reagiu de maneira negativa dizendo, “recusam pagar a artistas nacionais, mas têm dinheiro para trazer um grupo que está a rochar em Angola, não queremos os Kalibrados aqui na festa da nossa cidade, alguma vez já viram artistas moçambicanos na festa da cidade de Luanda ou alguma outra festa em Angola?, porque que nós temos que aceitar isso, não queremos os Kalibrados aqui”. Com este acto Fred Josias deu inicio a uma onda de protesto que estendeu-se as redes sociais facebook e twitter bem como sms que circularam pela cidade de Maputo.”
2012 NA VISÃO DE LEONARDO WAWUTI
twitter: @leonardowawuti
2012 termina com um sabor contundente de vitória para o HipHop. Vitória porque cada vez mais nos damos conta que não precisamos dos meios tradicionais para divulgação do Hip Hop. A internet veio “mijar” na fuba dos donos de programas de rádio que fazem de rappers uma fonte de receita alternativa. Props enormes para o pessoal da Yeba, Abdiel, e outros que fizeram os seus nomes soar não só Luanda mas Angola toda com a força dos Facebooks, Youtubes, etc. Encheram espaços por Angola durante o ano todo, sem fazer parte do Team de Sonho, do Elenco da Casablanca e sem tocarem na rádio. Isso só demonstra que fazendo o que se gosta pode não nos levar ao topo da montanha mas garante-nos um espaço confortável com sombra no meio dela.
2012 termina também com um sabor mais suave de derrota, aonde as mixtapes de longe superaram os álbuns. Esta situação é recorrente e teve o seu início em 2006 com a explosão Kalibrados aonde maior parte do que saía depois do “Negócio Fechado” era uma imitação (da China ou Nigéria) e não conseguia granjear os mesmo resultados. Isso nota-se até hoje aonde álbuns são meras colectâneas de imitações do que está a bater no mercado. Por não sentir a pressão de “bater”, as mixtapes são de longe mais originais e consequentemente mais notáveis.
2012 termina com um sabor de derrota ainda quanto ouvimos os erros mais básicos e imperdoáveis de português que acontecem tanto na música de um novato como de um som que está a “bater”. O insistente uso do “tu” e “você” na mesma frase para a mesma pessoa e outros mais, são o dia-a-dia das pedras. Como querem ser levados a sério? Mas d’um coro é só pagar que até nos programas mais badalados passa.
A tecnologia é a nossa grande amiga e por causa dela, teremos um 2013 cheio de álbuns e mixtapes. Só espero que no meio desta palha imensa saiam novos CFKs e Xs da Questão e Abdiels.
O que se pede em 2013 é mais originalidade, nada de MCs que falam em estar de volta na sua primeiríssima música, ou ser dono do block quando ninguém os conhece.
Finalmente 2012 fecha com a consolidação do Hip Hop aonde espectáculos em grandes palcos com casas cheias, mais uma vez e com nomes que nada têm haver com os “grandes do momento”, aconteceram. O hip hop está mais vivo que nunca e melhor agora pois é independente. Com alguns problemas é verdade mas aqui, barulhento, com atitude, a falar à-toa, consciente, com falta de educação, a crescer e a aprender. Aqui.
Sábado 21 de Outubro, O Cine atlântico em Luanda, foi palco do grande show em que Paul G, reuniu o seu leque de amigos de luxo para juntos abrilhantaram a noite, assim aconteceu. Previsto para começar as 19, o espectáculo começou as 21 horas e dos anunciados os grandes ausentes foram, o americano Omarion e os angolanos Kid Mc e Yannick Afroman, o show foi preparado ao pormenor para que nada desse errado, estivemos presentes aos ensaios e sentimos a energia positiva daquilo que seria o espectáculo e assim foi.
Quando eram 21h:07min, Almir Agria chama ao palco os BDD para abrir o show com a interpretaram 2 temas, igual numero para Mona NiCastro e BWG que actuaram logo em seguido respectivamente, em relação ao Mona NiCastro o público murmurou indignado ao perceber que o DJ Wall G interrompeu a sua performance, quando numa mistura nos apercebemos que o interprete já estava no terceiro tema, mas não foi essa a bandeira do show, nem o “Mano” zangou-se (julgamos). Com cada um tema seguiram-se as actuações da Click LV, Os 3 e Os Génesis, e chamou-nos atenção o facto de um integrantes da Click LV apareceu com a habitual performance de identidade de Action Nigga dos Génesis, calções jeans curto vulgo Txuna Baby, Action em palco não exteriorizou o seu desagrado pelo sucedido, mas em gesto de desabafo noutros fóruns chamou atenção a falta de criatividade do membro da click, falando em criar, o grupo Os 3, são bons de dança, mas é bom esclarecer aqui (antes que nacionalizem os seus passos de dança) que aquela coreografia apresentada pelo grupo é da música “facebook” de sulafricano Dj Cleo (youtube it).
Cage One como se diz nas ruas é “pai grande”, grande performance e merecidas foram as palmas de reconhecimento, não há como negar ele tem muitos fãs, depois entrou o Papetchulo para encerrar o primeiro bloco.
22 horas e por trás de um grande ecran salta para o palco Paul G que com a explosão de fogos de artificio da inicio a sua performance, a música era “Get Control”, segue-se a música “Bang it” e logo em seguida entra a ZONA 5, os primeiros convidados do segundo bloco de amigos, “vamos brincar de sipó” estragou com a casa, realmente a Zona Cinco está no top desta City, mas eles não estão sozinhos, a Army Squad mostrou a diferença que os distingue dos demais grupos, eles são imortais, ficou provado isso, bastante aplaudidos por todos, performance imprópria para insensíveis.
Há quem diga “lady first” é gentileza, então a bandeira do show foi essa, deu boom porque a Ary, única convidada feminina, não seguiu a estes critérios, mas na verdade isso pouco importa, ela deu muita karga com “isso vai dar boom” (e deu mesmo) e “Betinho”, Puto Prata veio ao palco depois da Ary e fez bonito sim senhor, num instante mágico Paul G conquistou a sensibilidade de todos com o tema “tem melaço” dos Kalibrados, grupo que interpretou um mix de sucessos do seu primeiro álbum.
“o grupo que vem a seguir, são kotas mais dão karga a artistas de 18 e 20 anos, é a supremacia da música angolana” foram essas as palavras usadas por Paul G para descrever os SSP, enquanto entravam em palco Kuddy, Jeff Brown e Big Nelo, foi aos nossos olhos o momento mais alto do show, (qual americano qual quê). 21 anos de carreira e um depois da ultima performance juntos, lá estavam mais uma vez reunidos os quatros meninos dos SSP, não há palavras para descrever o momento, a emoção tomou conta de tudo, foram recebidos com todas as honras, quem estava sentado levantou e com muitos gritos e aplausos, começaram mais uma vez a sua performance com a música “Sucesso” extraída do álbum alfa, eles dançavam no palco e o público nas bancadas, muita electricidade, deu para matar saudades de Kuddy e Jeff Brown, 3 temas depois deixam o palco da mesma maneira como entraram, cheios de aplausos e assobios.
Um pouco triste e humilde vimos Paul G, a lamentar a “facada” que foi a ausência do cantor Omarion, que não chegou a tempo de participar do show, mas o público nem importou-se e concordou quando o cantor disse “é bem verdade que vocês estão aqui pelos artistas nacionais” e de facto tinha razão o espectáculo teria sido bom na mesma, só com os amigos angolanos, mais amizade não tem nacionalidade, e o último amigo convidado saiu do Soweto para palco do Cine Atlântico em Luanda, e com o sucesso que os levou a ser nomeados aos awards do channel O, Maezee e Paul G encerraram o show que teve a duração de uma hora e trinta minutos, grande espectáculo, toda a produção está de parabéns, ao Paul G fica aqui o reconhecimento ao valor que dá a família e aos amigos, foi lindo ver toda sua família e amigos a prestigiarem este momento importante da sua carreira.
Outubro de 2002, Army Squad dava inicio a gravação do álbum firme, 10 anos depois D1, Mankilla, EC e Sandokan, voltam a entrar em estúdio para a gravação do disco do grupo, o video acima é o “making of” da música Imortais, o primeiro single de um pacote ainda não divulgado, mas que estará no parque da independência nos finais do mês de novembro.
A música já é um sucesso de rádio e nas redes sócias, seria mais um exclusivo deste blog, mas a está altura já registou-se mais de 4000 download, pelo facebook e demais blogs de hip hop em Angola, que sempre atentos, acabam divulgando para o bem do público consumidor em primeira mão, mais ainda assim e para quem ainda não fez o download, o link está disponivel no fim deste texto.
Afim de dar a conhecer um pouco da história da Army Squad, fizemos um “copy e paste” da sua biografia no blog oficial do grupo, boa leitura.
ARMY SQUAD – Janeiro de 1998, Africa Do Sul-Cape Town,Rosebank House Damelin College,Adilson Felix(D1) conhece Michel Valentim(Sandocan),uma troka de ideias,um interesse pela mesma cultura,musica,um encontro,alguns freestyles(improviso lirico)por cima de beats faz com que esses dois angolanos residents nas terras de Mandela formassem o grupo que nem eles imaginavam ke seria um dos melhores do rap angolano. Mankilla,Ec e General Snake(infelizment presente entre nos soment em espirito)juntaram-se e foi formada ARMY SQUAD.Marcode 2001 da-se o inicio da gravacao de algumas musicas,chegando mesmo assim a terem um album(Generias De Cinco Estrelas) em manga mas que por razoes musicais(qualidade nao satisfatoria) nao foi lancado ao mercado. Outubro de 2002,da-se o inicio a um novo projecto. Com ideias novas,material de producao,e aliados a produtora Bue D Beats,ARMYSQUAD grava o muito esperado album FIRME,todo produzido por Sandocan com co-producoes de HeavyC. Com participacoes especais de HeavyC,Unicorn,Wellington e Toban, FIRME e considerado ate hoje por maior parte dos amantes da cultura Hip Hop como o album responsavel pela inovacao do Rap Angolano depox da era SSP,Firme teve credibilidade pela forma como Rimas,Flows,Beats,Tematica e Criatividade foram postas num unico e classico album. Embora nao ter um numero de vendas parcial ao successo ke fez(3000cds).FIRME foi o disco de rap mais consumido desde a data em que saiu ao publico ate finais do 2005 altura em que ARMY SQUAD preparava-se pra outros projetos. ARMY MUSIC – Meados de 2005,separados da Bue D Beats(razoes ocultadas),a ARMY SQUAD forma a ARMY MUSIC,um nome designado ao estilo de musica feita pela ARMY SQUAD. ARMYMUSIC e tamem uma produtora composta por Sandocan e Mankilla,nao kerendo dizer ke Ec e D1 nao facam part da mesma,pois sao intgrantes da ARMY SQUAD. ARMY MUSIC tem ate hoje no seu curriculum mtos bons artistas na qual ja trabalhou como: Gomez,Perola,Marita Venus,Anselmo Ralh,WarrantB,Vip,Dani e Abdiel,Raptile,Lawilca,pra mencionar alguns.Dezembro de 2006,ARMY MUSIC lanca a muito esperada obra,”TUBARAO BRANCO” em luanda.Trazendo 12 faixas musicais todas elas produzidas por Sandocan,excepto San E(produzida por Don Juan) e Se Eu Soubesse(produzida por Mankilla),algumas co-producoes de Nguabi,participacoes especias de Anselmo Ralph,Perola,Carla Diamond e mais,TUBARAO BRANCO e tambem disco a solo de Sandocan.Vindo traduzir tempo em letras,retratando a trajetoria da“ARMY”(tamem chamada) desde o periodo em que FIRME saiu. Vendendo 3000cds no primeiro dia,TUBARAO BRANCO e continuidade do trabalho que FIRME desempenhou. Superando todas as espectativas,TUBARAO BRANCO e uk mtos luandenses ouvem nas radios,discotecas e carros. ARMY MUSIC teve como aquicisao mais um membro,Nkruman Beia,a nova sensacao da ARMY.
Novos tempos,novos ventos,e novas beats, a Army esta a preparar mais um atake. sem titulo ainda, os fans terao a possibilidade de ouvir as novas musikas da produtora, estejam atentos!
Geralmente reservo a minha opinião num balanço anual, uma retrospectiva das actividades relacionadas ao movimento hip hop, esta pratica virou moda, só que este ano não tenho como contentar-me com uma analise anual, a partir de agora os balanços em todos os blogs serão semestral (de 6 em 6 meses), e há uma razão especial para isso, o fim do Big Show cidade não poderia esperar o fim do ano.
Indo directo ao assunto, não é segredo para ninguém que e rap em Angola já viveu dias melhores, ou seja já foi bem mais divulgado, desde o ano passado que pouco se ouve e assiste rap nas rádios e tv, pior do que isso é não haver grandes espectáculos de hip hop, os que aconteceram até agora noutros tempos eram chamados de shows alternativos, só que infelizmente, estes até ao momento são as principais formas de manifestação desta cultura, bastante doloroso foi não ver no festival que celebrou a paz em Angola este ano nenhum grupo a representar a classe hip hop, já que em tempos de guerra o rap foi usada para suavizar almas e trazer uma mensagem de esperança, muitos rappers chegaram mesmo a ir cantar em locais de risco, muito surpreende que nesta altura o R.A.P seja posto de lado, até um distraído conseguiu perceber que passava-se alguma coisa de errado, não foi necessário alguém chegar e dizer que proibiram a divulgação do rap angolano nas rádios e TV por causa do que sucedeu no show do Bob da Rage Sense o ano passado, esta bastante claro que esta empatia há uma razão de ser e o único facto que nos apegamos é o discurso e a repercussão que tomou o show do Bob.
O Funeral do BIG SHOW CIDADE
Big Show Cidade, foi o programa de rádio criado e idealizado por Big Nelo no principio de 1999, na altura comentava-se que BIG do BIG SHOW era para associar ao nome do seu criador Big Nelo, mas a verdade que soubemos é que o nome e o formato foi inspirado no programa Big Show Sic, da SIC (Portugal), o primeiro apresentador foi o Big Nelo, que meses depois levou Khudy e Jeff Brown, que tinha um espaço que passava pente fino nos rappers angolanos, suas músicas e performances, como na altura os SSP viajavam muito em digressão, Kool Klever entrou ao programa para cobrir este vazio, o nome de Kiesse Kelly também marca o principio e a fase mais memorável do programa, e por conseguinte do rap nacional, ninguém discorda a importância e a boa influencia que o programa teve nos rappers de Angola, a rubrica Freestyle trouxe a cultura da rua para a rádio, Disco B, Phathar Mak, Rui Gomes, e a Yara e muitos outros também fizeram parte do elenco do programa que terminou em 3 de Junho de 2012, com José Etxenielo (o nome deve estar mal escrito), na apresentação.
PORQUÊ TERMINOU O BIG SHOW CIDADE?
Especulou-se muito essa sucessão de problemas que rap angolano tem vindo a ter, mas segundo a direcção da Rádio Luanda o programa foi perdendo bastante audiência, sobretudo depois da entrada de José Etxenielo em cena, e assim sendo a necessidade de repor a audiência, levou ao fim do programa.
É bem verdade que o návio não teria afundado se o Kool Klever ainda estivesse a comandar, quanto a sua saída do programa diz-se muita coisa por ai, uma delas apontam a faltas injustificadas, mas a vida não é feita de ouvir dizer nem de se isso ou aquilo, o facto é que programa envelheceu e morreu, e no seu funeral destacaram-se alguns rappers que brilharam na rubrica Freestyle e que hoje estão unidos no projecto mercenários, que brincaram com os factos que mais os marcaram na sua vivência de big show cidade.
As imagens reproduzem os momentos finais do ultimo Big show Cidade (convívio enfrente a Rádio Luanda)
DEPOIS BIG SHOW CIDADE, O BEAT BOX
Em substituição ao BIG SHOW CIDADE na Rádio Luanda, nasce um novo programa, o BEATBOX, só que não é apenas de rap ou melhor é um programa de música ecléctica e alternativa, naturalmente o rap em Angola, assume-se como música alternativa.
BEATBOX é um programa criado, idealizado e apresentado por Vui Vui em parceria com a rapper Eva, o activista NK e blogger Cenas que Curto na produção, a primeira edição do programa abriu com a musica Celebrate de Common do álbum the dreamer/The Believer e foi ao ar as 13:40min do dia 24 de Junho de 2012, em FM 99.9, Rádio Luanda.
Desejamos longa vida ao novo programa e que por esta via o rap angolano conheça uma nova realidade.
Jeff Brownreeditou o seu álbum ONDAKA e levou-o a praça da Independência, ao Bellas shopping e a província do Bie, a reedição trouxe cinco novas músicas para além das treze anteriores, um álbum totalmente diferente daquele Jeff que conhecemos como membro dos SSP, não é um álbum de rap, mas no entanto temos um disco de um genuíno artista que merece sim todo o nosso respeito, alias todos concordam que o kota Culanda, não tem nada a provar a ninguém dentro do rap.
A música “a minha Policia” é a promocional e a única música que podemos oferecer para download. quer mais? só comprando o álbum, mais temos aqui um cheirinho, façam todos download para “ondakarem” um pouco
A amizade entre Dygo Boy e Dinomite vem antes do tempo da Magnezia e dos 360 graus, é de mil novecentos e tal, moraram na mesma zona e começaram a repar juntos, o tempo traçou caminhos diferentes para ambos, só que o destino desta caminhada os uniu novamente em 2012, o reencontro musical destes manos, vai resultar em um álbum de rap previsto para o final do ano, e como estes manos não são de deitar conversa fora, 5 músicas já foram gravadas e serão brevemente apresentadas em single, conforme certifica as imagens do photoshoot acima, quanto ao videoclipe, dia 21 acontece a filmagem de um deles. Preve-se muitos show para este ano, e ambos foram unanimes em dizer que estão disponíveis para o compromisso de manter vivo as raizes do hip hop.
KALIBRADOS NOVO DISCO
KALIBRADOS escreve-se com letras maiúsculas como sinal de respeito ao grupo que entrou no mercado estremecendo a terra ao ponto de sair orbita, sempre no activo, recentemente o grupo esteve na África do Sul onde segundo Vui Vui a ideia era gravar-se 30 temas e escolher 15 para entrar no disco que preve-se para o segundo semestre de 2012, através das redes sociais, o rapper KLORO (@mightykloro) que encontrava-se em Pretoria, deixou escapar que foi convidado a ouvir e opinar sobre o album, ao que descreveu-nos como “muito nice! o single é um banger! Laton is back com beats fortes! tem participações de peso da música angolana, Great Álbum!” outra novidade é os Kalibradinhos, personagens de banda desenhada inspirado nos Kalibrados, quanto a isso existe um segredo de sete mil chaves, que ao seu tempo será desvendado, mas o que está a vista de todo mundo, são os Kalibradinhos nas t-shirts.
DJ BEAT KEEPA não só do HIP HOP vive o homem
Beat Keepa a uma data altura era de opinião que artistas que sairam do rap para fazer pandza, deveriam deixar de chamar-se rappers, no processo do inicio da luta “armada” para a extradição do pandza, Beat Keepa foi o primeiro a disparar, pelo que representava na altura no movimento hip hop moçambicano, muitos seguiram o seu ponto de vista e o resultado disso foi o enfraquecimento do pandza. Recentemente fomos surpreendidos com duas músicas lançada pelo mesmo, BeatKeepa ou melhor Dj Beat Keepa levou-nos a pensar com os seus ideais que seria fiel ao rap, provavelmente estávamos enganados ou houve amadurecimento de ideais de sua parte, seja o que for, este DJ apresentou-nos duas track que provam a sua versatilidade na produção musical.
Durante alguns meses Dama do Bling esteve fora do palcos, e o motivo está bem justificado, o nascimento da sua princesa, ela é mãe da mais linda criança nascida em solo moçambicano, mas ainda assim não deixou de agradar os fãs, lançou recentemente três músicas que tem vindo a dar o que falar nas rádios, pudemos notar que de facto o público sentiu saudades da “Do Bling”, a mesma que também pode ser vista no DVD da Pérola, num dueto memorável com a mesma e que deixou o povo angolano com o coro “ou mãe onde é que estavas tu”.
Como qualquer celebridade o nascimento de um filho é sempre noticia e normalmente ha muitas especulações acerca, foi dai que as fotos da princesa da Dama do Bling, é uma exclusividades da revista Moz Celeb, que trás a “do bling e a blindada” na capa, para quem está em Moçambique pode procurar nas bancas, além fronteiras o facebook é a solução clique aqui para quem procura por musicas novas ai vão os links